Três projetos incubados na Unitecne são aprovados no Programa Centelha/MG | Acontece na Uniube

Três projetos incubados na Unitecne são aprovados no Programa Centelha/MG

24 de fevereiro de 23
1 / 1

Os projetos são: Agropecuária Sustentável, Sistema de Terapia pelo Movimento para Mobilização Precoce de Doentes Críticos e Revestimento Lúdico para Vacinas


Três projetos incubados na Unitecne - Incubadora de Empresas da Uniube, foram aprovados e estão entre os 75 que avançaram para a fase 3 do Programa Centelha/MG, que tem como objetivo estimular e fomentar a cultura empreendedora no Brasil, além de incentivar a inovação. O projeto é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e Fundação CERTI.


Em Minas Gerais, o programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). "A Unitecne tem dado todo apoio na validação e execução do projeto, preenchimento dos formulários avaliativos e capacitações para que os empreendedores se fortaleçam cada vez mais, façam excelentes conexões e consigam estar entre os aprovados na etapa final. Nesta fase final, serão selecionados 25 projetos que receberão mais de R$ 66 mil em subvenção econômica e R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico", conta a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.


O apoio da Unitecne é destacado pelo empreendedor Lindolfo Macedo, responsável pelo projeto "Agropecuária Sustentável", aprovado no programa Centelha/MG. "A ideia propõe soluções para empresas para tornar a propriedade rural mais sustentável. O produtor poderá fazer suas pesquisas de solução de acordo com sua necessidade e de sua produção. Se aprovado, pode ser uma oportunidade muito boa para impulsionar o negócio, formando e desenvolvendo a equipe, além de aperfeiçoar a plataforma e melhorar a divulgação para players do setor. É uma satisfação ver o projeto progredindo, já passei pela fase de Ideação, junto com projeto Ideiaz no semestre passado no excelente projeto de pré-aceleração "FatorS", junto com Sebrae e Iebt de BH, e sempre contando com apoio da Unitecne", pontua.


Para a Profª Drª Fernanda Regina de Moraes, integrante do grupo responsável pelo projeto "Sistema de Terapia pelo Movimento para Mobilização Precoce", a Unitecne foi peça fundamental para o crescimento da equipe desde que se tornaram empreendedores incubados. "Estamos muito felizes com a aprovação do nosso projeto para a segunda etapa do Programa Centelha/MG. Temos trabalhado para o crescimento do projeto realizando pesquisas, fortalecendo as parcerias, estudando as tecnologias que poderão compor a construção do equipamento, e dessa forma estamos buscando tornar o projeto uma realidade para iniciarmos pesquisas no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Estamos ansiosos e bastante otimistas para participarmos da segunda fase, nas quais eles ensinam como cadastrar o projeto, modelos de receitas, planejamento do Mínimo Produto Viável (MVP), entre outras. A ideia da criação de um sistema para facilitar a mobilização precoce do doente crítico no ambiente hospitalar, e que permita ao mesmo tempo a monitorização do doente é inovadora, por isso acreditamos que o diferencial do nosso produto irá atrair a atenção dos avaliadores, que constatarão que vale a pena investir na construção do nosso equipamento. Ao imaginarmos que o Programa quer saber mais sobre nossa ideia e que estamos no páreo pelos investimentos, tivemos a sensação de que todos os esforços não foram em vão, e de que ainda podemos ir além, ou seja, podemos mudar a realidade da Mobilização Precoce no ambiente hospitalar", comemora.


O projeto "Revestimento Lúdico para Vacinas" consiste em uma proteção para vacinas em crianças com formato de animais da fauna brasileira. "O revestimento é em biopolímero flexível, retrátil, descartável, atóxico, com cheiro de tuttifrutti e que se ajusta e esconde a seringa e a agulha no momento da vacinação. O intuito será incentivar a cobertura vacinal, minimizando o medo e o estresse da criança durante o processo da aplicação da vacina. O programa Centelha visa transformar ideias inovadoras em empreendimentos, e para nós foi muito importante essa aprovação na segunda fase. Nossa expectativa é de continuar avançando nas fases seguintes para otimizar o desenvolvimento do projeto, e adquirir conhecimento, experiência e tração para escalar a empresa. É muito gratificante ter o reconhecimento de nosso trabalho", avalia a responsável pelo projeto, Maria Angélica Hueb de Menezes e Oliveira.


Projetos:


- Agropecuária Sustentável


Empreendedor: Lindolfo Macedo


- Sistema de Terapia pelo Movimento para Mobilização Precoce de Doentes Críticos


Empreendedores: André Jeronimo, Fernanda Regina, Sabrina Vilela e Sandra Cristina


- Revestimento Lúdico para Vacinas


Empreendedora: Maria Angélica Hueb de Menezes e Oliveira