Transtorno do Espectro Autista é tema de palestra na Psicologia | Acontece na Uniube

Transtorno do Espectro Autista é tema de palestra na Psicologia

20 de junho de 24

As turmas do 3º período da Psicologia participaram da palestra "Relato de experiência e orientações sobre a atuação prática para pessoas com o transtorno do espectro autista", ministrada pelas pedagogas e fundadoras da ONG Laço Azul, Karla Coelho e Luiza Coelho. A conversa teve a finalidade de orientar os alunos a lidar com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto clínico e educacional.

Mediada pelos docentes do curso, Matheus Felix e Rafael Silvério, os estudantes também entenderam a relevância da empatia para a compreensão das necessidades e perspectivas das pessoas com TEA.

"A palestra traz informações atualizadas, prepara para a prática profissional e oferece uma visão realista das experiências e desafios enfrentados no trabalho com a TEA. Acredita-se também que tais eventos criam um espaço para discussão e troca de experiências entre alunos, professores e palestrantes", afirma o docente Rafael Silvério.

O professor Matheus Felix, que aborda sobre a Psicologia no Contexto Educacional, ressalta o estudo de transtornos de neurodesenvolvimento. "São transtornos extremamente comuns na clínica, tanto psicológica quanto médica. Dessa forma, é importante que os alunos adquiram uma formação consistente, científica e com pessoas que trabalham na área. O convite das fundadoras da ONG Laço Azul, aprimora ainda mais o conhecimento, pois elas são referência a nível nacional na luta pela consolidação do transtorno espectro autista".

Para o aluno Marcus Eduardo Barbosa, a palestra foi essencial para a desmitificação de mitos a respeito do autismo. "A desenvoltura das palestrantes foi diferencial para trazer informações relevantes com uma dinâmica divertida que quebra mitos e falas mentirosas sobre o autismo, trazendo os relatos e experiencias delas", finaliza.

Pâmela Rita