Trabalho desenvolvido na Unitecne é apresentado em Conferência Internacional de Intervenção Social | Acontece na Uniube

17 de dezembro de 21

Um trabalho que iniciou a partir da Incubadora de Empresas da Uniube (Unitecne) teve o resumo publicado neste mês na IX Conferência Internacional de Medição Intercultural e Intervenção Social. A obra é de autoria da bolsista da Unitecne e uma das fundadoras do Instituto Aondê, Karina da Costa Sousa Lima, juntamente com a coordenadora da Incubadora, Dionir Andrade, e o professor Caio Márcio Gonçalves. A conferência foi organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

O resumo, intitulado "Espaços verdes, comunidades vulneráveis e covid-19: o caso do bairro Jardim Uberaba, Brasil", também contou com a coautoria dos pesquisadores portugueses, Diogo Guedes Vidal, doutorando da Universidade Fernando Pessoa, e André Samora-Arvela, da Universidade do Porto.

De acordo com a aluna bolsista responsável, o trabalho foi desenvolvido com a proposta de intervenção a ser feita com a comunidade do bairro Jardim Uberaba, a partir do projeto de "Recomposição Florestal da APP do Córrego da Saudade e Estruturação do Parque Linear", em andamento desde outubro deste ano. Como objetivo, quer-se revitalizar uma área localizada às margens de um trecho do Córrego da Saudade, afluente do Rio Uberaba, no bairro Jardim Uberaba.

Para Karina Sousa, ter a oportunidade de participar da Conferência Internacional e trocar experiências com outras pessoas foi enriquecedor para ela e para o projeto. "Para mim e para toda a equipe que está envolvida no projeto de Recomposição da APP do Córrego da Saudade (projeto submetido ao Edital da Água da Mosaic e que foi aprovado - já pela terceira vez a Uniube tem um projeto aprovado no Edital da Água), foi muito positivo, pois foi possível compartilhar nossa proposta de intervenção com a comunidade do bairro  onde o projeto vai ser realizado e trocar experiências com os pesquisadores de Portugal que estavam presentes na sessão de apresentação do resumo. Todos eles também participaram com relatos relatos semelhantes de trabalhos realizados junto às comunidades. Então, foi uma experiência muito rica tanto no sentido de compartilhar e dar visibilidade à nossa proposta quanto no sentido de percebermos que estamos no caminho certo ao buscar envolver e capacitar a comunidade para que desenvolva competências para ter um papel ativo no cuidado do ambiente em que vive", analisa.