Simpósio Setembro Verde promove debate sobre a doação de órgãos no MPHU | Acontece na Uniube

Simpósio Setembro Verde promove debate sobre a doação de órgãos no MPHU

26 de setembro de 24

O Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) sediou, nos dias 23 e 24 de setembro, o Simpósio Setembro Verde, um evento que reuniu acadêmicos, profissionais de saúde e a comunidade local para discutir a importância da doação de órgãos. Promovido em parceria com a Liga Acadêmica de Nefrologia, Urologia e Transplante da Uniube (Lanute) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o simpósio contou com diversas palestras e uma simulação realística do processo de morte encefálica, proporcionando uma experiência educativa e envolvente.

O evento foi aberto pelo diretor técnico da Rede de Saúde da Sociedade Educacional Uberabense (SEU), Raelson de Lima Batista, que destacou a relevância da doação de órgãos e o papel do MPHU como o maior centro transplantador do Triângulo Mineiro. "Fazemos o que for necessário para o transplante acontecer. Não medimos esforços, e nossa equipe está 24 horas de plantão", afirmou.

Na sequência, o gerente médico, Alberto Martins Fontoura Borges, ressaltou a importância dos temas abordados e o impacto que esses debates terão na formação dos futuros médicos presentes. O gerente assistencial, Ítalo Gonçalves de Souza, também reforçou a relevância do evento para a equipe do hospital.

Entre os palestrantes, o médico intensivista Hudson Gomes Pires abordou o Protocolo de Morte Encefálica, explicando cada etapa essencial do processo de doação de órgãos. A enfermeira Bruna Cristian Borges, da CIHDOTT, conduziu uma palestra sobre o Processo de Doação de Órgãos, enquanto a enfermeira Camila Alves Pereira Barros, da Equipe de Transplante Renal, discutiu a questão: "A doação foi autorizada, e agora?". Além disso, o Dr. Sérgio Anacleto abordou os aspectos logísticos da captação de órgãos, e o psicólogo Heitor Dias Antunes Pereira falou sobre a comunicação de más notícias.

O evento foi encerrado com uma simulação realística que abordou desde o protocolo de morte encefálica até a conclusão do processo de doação de órgãos, com a análise de dois casos clínicos e participação ativa do público presente.

De acordo com a enfermeira Bruna Cristian Borges, o simpósio promoveu aprendizado, conscientização e debate sobre a importância da doação de órgãos, sensibilizando a sociedade para um gesto que salva vidas. Para a enfermeira Camila Alves Pereira, o evento foi extremamente produtivo pois  todos os temas pertinentes ao processo de doação e transplante de órgãos.

Para a acadêmica e integrante da Lanute, Beatriz Scarelli, o simpósio atingiu seu objetivo ao abordar o tema da doação de órgãos. "Trouxemos à tona o essencial para os profissionais da saúde: saber como funciona cada etapa e critério do processo de doação de órgãos no Brasil", destacou.

Daniela Brito