Serviço de Saúde Auditiva da Uniube adquire equipamentos através de emenda parlamentar
A emenda parlamentar, no valor de $200 mil, foi destinada pelo deputado estadual, Heli Grilo, e irá atender Uberaba e a Macrorregião do Triângulo Sul no diagnóstico da saúde auditiva
Carolina Oliveira
O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA), adquiriu novos equipamentos por meio de uma verba proveniente de emenda parlamentar, destinada pelo deputado estadual, Heli Grilo, através da política de apoio e fortalecimento da rede de cuidado à pessoa com deficiência, voltados à aquisição de equipamentos e material permanente. São seis equipamentos de diagnóstico e uma cadeira para procedimentos de otorrinolaringologia que serão destinadas ao atendimento de crianças e adultos.
Com a emenda de $200 mil, seis aparelhos foram adquiridos: Audiômetro Clínico (dois canais), Imitânciometro, Sistema de Campo Livre, Paete Automático, Ganho de Inserção, Otoscópio e Cadeira para procedimentos otorrinolaringológicos. "Cada um desses equipamentos vai proporcionar que tenhamos uma efetividade melhor para estabelecermos qual tipo de aparelho auditivo esse paciente vai usar. Vai dar mais qualidade para esse aparelho, como também para termos uma garantia de que o tratamento será realmente efetivo. Cada equipamento vai ter uma função diferente, nós estamos com um Peate Automático, que vai auxiliar principalmente no diagnóstico para bebês. Temos o equipamento de Audiometria novo, adquirimos o equipamento de Imitânciometria, que vê reflexo auditivo, o aparelho de teste da orelhinha, e também o sistema de Campo Livre, que facilita sabermos se aquele aparelho está sendo efetivo para o paciente. Com ele, podemos fazer um teste com o aparelho dentro da cabine, mostrando ao paciente qual é a diferença, como ele está ouvindo com e sem o aparelho, e isso é muito importante, um diferencial do nosso serviço. São todos equipamentos novos, que vão auxiliar nesse desempenho dos aparelhos, porque em cima de um bom diagnóstico, nós conseguimos regular melhor um aparelho e escolher melhor esse aparelho para cada paciente", conta a fonoaudióloga do SASA, Ana Rita Barbosa.
Com os equipamentos novos, a proposta engloba a melhoria do acesso aos usuários, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento ágil e humanizado. "É gratificante recebermos pelas mãos do deputado estadual, Heli Grilo, que nos destinou uma emenda para reestruturar o serviço, onde nós temos a responsabilidade de usar esse recurso em benefício da comunidade, trazendo mais qualidade na assistência, mais conforto para a realização dos procedimentos, porque nós estamos em um mundo tecnológico hoje. A entrega desses equipamentos, que vão começar a ser utilizados pelos serviços, demonstra o nosso compromisso social enquanto instituição. O nosso serviço de saúde auditiva, de média e alta complexidade, tem uma história de mais de uma década de prestação de serviço, e nós conseguimos colocar mais de quinze mil aparelhos auditivos, ressocializando e proporcionando o convívio social dessas pessoas. Parabenizo o trabalho de toda a equipe do campus, da instituição como um todo, que se divide e se esforça para que possamos realmente buscar esses grandes resultados", pontua o diretor de serviços em saúde da Uniube, Iraci Neto.
Atualmente, o SASA é o único serviço público do município, e diante da grande demanda, a atualização dos equipamentos de diagnóstico beneficiará a população de Uberaba e região. "Nós trouxemos o deputado estadual, Heli Grilo, para ver o que foi feito com o recurso da emenda que ele destinou para o serviço de saúde auditivo. Mostramos para ele a importância da melhoria da qualidade no atendimento das crianças e dos adultos nessa área, e hoje, em Uberaba, nenhuma outra instituição ou hospital está prestando esse serviço, só nós atendemos, e estamos absorvendo toda a demanda, que é totalmente gratuito e atende Uberaba e região" avalia o reitor da Uniube, Marcelo Palmério.
A emenda parlamentar no valor de $200 mil foi destinada pelo deputado estadual, Heli Grilo, e irá atender Uberaba e a Macrorregião do Triângulo Sul no diagnóstico da saúde auditiva. "É muito bom ver que isso vai ser colocado em prática e vai atender muitas crianças, adultos e vai levar a um diagnóstico mais preciso para o pessoal. É uma oportunidade que temos de ver onde é que vai o dinheiro que repassamos para as instituições. E eu fiquei muito feliz aqui, primeiro porque dará um atendimento muito importante principalmente para crianças, evita sedação, que às vezes são coisas traumáticas na vida de uma criança e esse aparelho proporciona uma forma mais amena e tranquila de detectar esses problemas auditivos. Eu fico feliz, o dinheiro foi bem gasto, estamos vendo resultado e esse recurso é muito importante para o atendimento da saúde, não só para crianças, mas adultos que também passarão por esses aparelhos que são ultramodernos, de última geração, muito importante para a saúde e para a parte auditiva de todos os pacientes", destaca o deputado estadual, Heli Grilo.
Sobre o serviço
O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA) é habilitado através da Portaria GM/MS nº. 296, de 02 de setembro de 2009, em média complexidade. Posteriormente, pela Portaria GM/MS nº 844, de 17 de maio de 2019, foi habilitado como serviço de alta complexidade, e atende pacientes dos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul.
Como centro de diagnóstico e reabilitação em saúde auditiva, conta com uma equipe devidamente capacitada, composta por médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e administrativo. Além de ser campo de prática para a Residência Multiprofissional em Saúde, formando profissionais capacitados para atuação no SUS, nas áreas de fonoaudiologia e psicologia.
O acesso ao serviço se dá via Secretaria Municipal de Saúde/Uberaba com a realização de cadastro e agendamento respeitando as cotas de cada microrregião de Saúde (Uberaba, Frutal e Araxá) e, em 13 anos de atividades, já realizou aproximadamente 67 mil atendimentos contemplando cerca de 8.500 usuários, desde o acolhimento, diagnóstico, adaptação de aparelhos auditivos e reabilitação da comunicação, ainda, foram adaptados cerca de 15.000 aparelhos auditivos e 69 sistemas FM.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Além dos usuários cadastrados no programa de Saúde Auditiva, são realizados exames de diagnóstico audiológico, como: teste da orelhinha, PEATE, audiometria e imitânciometria, sendo o único serviço público do município.