Seminários de Iniciação Científica e Extensão da Uniube recebem trabalhos de todo o país | Acontece na Uniube

29 de julho de 21

Os eventos serão on-line e acontecerão em novembro

As inscrições de trabalhos no VI Seminário de Extensão (Semex) e no XXII Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Uniube vão até o dia 16 de agosto. Os eventos estão programados para acontecer nos dias 10 e 11 de novembro, no formato virtual, devido à pandemia. A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da Universidade (uniube.br/seminarios).

Os seminários acontecem anualmente e têm como público-alvo estudantes do ensino médio; participantes do Pibic-Jr ou Pubic-EM; acadêmicos de graduação; participantes de projetos de pesquisa; bem como professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados nos temas em discussão. "Em 2020, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o SEMIC foi realizado no formato on-line. Em 2021 esse formato será mantido, pois se revelou uma excelente alternativa para a participação de um número maior de alunos pesquisadores", explica o coordenador de Pesquisa da Uniube, professor Geraldo Thedei Jr.

A expectativa é que neste ano o número de participantes seja ainda maior, tornando o evento uma referência regional na área, com qualidade e engajamento. "Nossa expectativa é apresentar trabalhos que foram realizados em várias partes do Brasil, uma vez que novamente os eventos serão on-line (ao vivo) e receberão trabalhos de alunos da Uniube e de outras Instituições. Queremos mostrar ainda como cada proposta foi reinventada para atender à comunidade neste período de pandemia", complementa a coordenadora da extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna.

Conforme prevê o calendário oficial dos dois eventos, a lista dos trabalhos aprovados estará disponível a partir do dia 21 de setembro. Já a abertura das inscrições para ouvintes, a partir de 18 de outubro. Todos os participantes - aqueles que apresentarem trabalhos e ouvintes - receberão certificados.

Os seminários

O Semex tem a proposta de promover a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão dos diversos cursos da Instituição e divulgar os programas, projetos e ações de extensão, que são executados internamente, na Universidade, e, externamente, na comunidade. "A partir da socialização dos resultados de ações extensionistas durante o Seminário, será possível conhecer as atividades, compartilhar dificuldades e ações de sucesso e ainda realizar a devolutiva à sociedade.  Alunos, docentes, comunidade universitária e principalmente comunidade externa são nossos convidados para assistir e participar dos momentos de apresentação oral de cada trabalho e assim, poderão contribuir para melhoria das futuras ações extensionistas", destaca a professora Maria Theresa.

Já o Semic tem o objetivo de avaliar os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) da Uniube, bem como os alunos vinculados a eles; promover a difusão do conhecimento pelo intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes; além de divulgar os resultados de pesquisa a partir dos trabalhos realizados por alunos de cursos de graduação de todo o país.

"O Semic sempre foi um fórum para discussão das pesquisas realizadas pelos grupos de pesquisa da Uniube e de outras instituições. Como os alunos apresentam os trabalhos de forma oral e em sessões organizadas por área de conhecimento, o seminário é também um momento de aprendizado para esses alunos, que muitas vezes fazem nele a primeira apresentação em um evento científico, preparando-se, assim, para futuras apresentações. Outro aspecto importante a se relatar é que se torna um local de troca de experiências, muitas vezes, resultando em colaborações científicas entre grupos de pesquisa que realizavam trabalhos em áreas similares, porém sem conhecer as "expertises" de outros colegas", finaliza o professor Geraldo Thedei.