Semex e Semic on-line atraem participantes de todo o país | Acontece na Uniube

Semex e Semic on-line atraem participantes de todo o país

04 de dezembro de 20

Cerca de 2260 pessoas participaram, no mês passado, do V Seminário de Extensão (Semex) e do XXI Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade de Uberaba (Uniube). Ao todo, 98 trabalhos foram apresentados no Semex e 158 no Semic. Os dois eventos foram transmitidos, simultaneamente, pela internet.

Para ter acesso ao certificado, os participantes deveriam assistir, no mínimo, a quatro dos 10 momentos promovidos. O Semex tem o objetivo de possibilitar a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento e divulgar os programas, os projetos e as ações extensionistas a partir dos trabalhos produzidos.

Já o Semic é responsável por avaliar os programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) da Uniube, bem como os alunos vinculados a eles, promover a difusão do conhecimento pelo intercâmbio e a integração ensino/pesquisa das diversas áreas das instituições participantes, além de divulgar os resultados de pesquisa a partir dos trabalhos realizados pelos alunos de graduação de todo o país.

O aluno do 8º período de Letras, Marlon da Costa, participa do Semex há três anos.Ele apresentou o trabalho intitulado 'Rede de Leituras'. "O Rede de Leituras tem como objetivo formar uma corrente de leitores autônomos com a integração de conhecimentos entre Universidade/comunidade. Para mim, é uma satisfação ver o projeto crescendo e tendo o compartilhamento de ideias e envolvimento dos participantes", comenta.

Segundo a coordenadora de Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna, a integração do aluno com a comunidade gera um novo olhar para a formação profissional. "A importância é poder mostrar as ações que são realizadas e, assim, deixar claro que a Universidade está envolvida nesse processo de formação do aluno que já está compromissado com a sociedade. Então, quando a gente fala de extensão, fala sobre formação do aluno e atendimento da comunidade na realidade", diz.

A aluna do 8º período de Odontologia, Graziele Silva, foi premiada no Semic e ficou emocionada. "O Semic é enriquecedor, primeiro pelo fato de dar voz aos alunos e segundo por permitir o acesso a tantas pesquisas de qualidade desenvolvidas na graduação.Receber a premiação foi inexplicável, porque o tema 'Influência da incorporação de Vanadato de prata nanoestruturado na resistência de união de um adesivo para prótese dentária' tem muita relevância e é gratificante ser reconhecida pelo meu trabalho", afirma.

O coordenador de Programas e Projetos de Pesquisa, professor Geraldo Thedei Júnior, ressalta os resultados positivos da participação dos alunos. "O Semic possibilita o compartilhamento do resultado das pesquisas feitas pelos professores e alunos e contribui para a formação dos participantes. Após a conclusão da graduação, muitos poderão ser convidados para dar palestras e entrevistas e, além disso, essa experiência contribui para encarar de maneira positiva os desafios profissionais", conclui.