Semana de Planejamento: professores e gestores participam de oficina pedagógica sobre avaliação de aprendizagem
Docentes e gestores da Uniube participaram, nesta semana, de uma oficina pedagógica de desenvolvimento profissional, com o professor doutor Alexandre Nicolini, do Programa Ciência e Ação. O objetivo da atividade foi debater ações que possam auxiliar os professores dentro das salas de aula, com destaque na avaliação da aprendizagem. Profissionais do Núcleo Docentes Estruturantes da Instituição também estiveram presentes, somando mais de 200 capacitações realizadas em dois dias de evento.
O diretor de desenvolvimento Institucional da Uniube, Cristiano Arruda, conta que o encontro fez parte da Semana de Planejamento para o segundo semestre de 2022, cujo objetivo é avaliar os resultados do semestre anterior e adequá-los ao próximo. Segundo Cristiano, receber o professor Alexandre Nicolini para formação dos professores, contribuirá com as avaliações dos semestres subsequentes.
"Recebemos o professor Alexandre Nicolini, que é um especialista em Avaliação Educacional, e ministrou ao grupo de docentes uma formação em elaboração e validação de questões, como foco no modelo do Enade. Além disso, o professor Nicolini também capacitou os gestores de cursos para a análise dos resultados das avaliações anteriores do Enade, com vistas a levantar os pontos deficitário para que possam ser melhor trabalhados no transcorrer do curso", conta.
Nicolini é especialista em Avaliações de Aprendizagem e desenvolve metodologias de trabalho e programas de formação para implantação nas Instituições de Ensino Superior em todo o país. Segundo o professor, o encontro com os professores universitários é uma forma de mostrar que as avaliações podem ser feitas de formas mais objetivas, com atribuições à tecnologia e aos processos de coletas de dados confiáveis, tanto nos docentes da Educação a Distância (EaD) quanto nas aulas presenciais.
"O meu objetivo com essa formação é fazer com que o professor entenda que a prova é um instrumento de coleta de dados sobre aprendizagem dos estudantes. A lógica é fazer com que o professor pense o tempo todo que a prova não é burocrática, mas sim, um processo de investigação necessária para saber se os estudantes estão conseguindo evoluir e se vão se formar com mérito necessário para exercerem a profissão. Muitas vezes, o aluno vai mal em uma prova não porque ele não entendeu a questão, mas porque ela não foi bem formulada. Tudo isso deve ser pensado e planejado dentro da sala de aula. Então nosso objetivo essencialmente é ensinar o professor toda a técnica da construção de uma boa questão, para que ele tenha instrumentos confiáveis de avaliação", explica Nicolini.
A coordenadora pedagógica da EaD, professora Sílvia Bisinoto, participou das capacitações e avaliou o encontro como fundamental entre os docentes. "Muitas coisas vistas na formação já são trabalhadas na Instituição por nós, docentes, mas agora tivemos outras perspectivas do que temos feito e do que, sobretudo, podemos fazer no próximo semestre. Saber as diferenças e os principais pontos levantados ao elaborarmos uma questão é fundamental e nos proporcionará avanços tanto na modalidade EaD quanto na presencial", avalia.