Semana de Planejamento da Uniube tem início nesta quarta-feira (26) | Acontece na Uniube

Semana de Planejamento da Uniube tem início nesta quarta-feira (26)

26 de janeiro de 22

O corpo docente da Uniube se reúne, de 26 de janeiro a 02 de fevereiro, para a Semana de Planejamento. O encontro, organizado pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias da Instituição, tem o objetivo de avaliar o semestre anterior e planejar as atividades de 2022. A programação conta com reuniões presenciais, com número limitado de participantes, e remotas, com a participação dos mais de 500 docentes da Universidade.

A Semana de Planejamento teve início com a recepção dos gestores e professores da Uniube. Ainda, estão programadas para a semana palestras, oficinas e rodas de conversas sobre temas diversos relacionados à educação, bem como sobre as melhores práticas e estratégias pedagógicas e de gestão, indispensáveis ao bom êxito dos processos de ensino-aprendizagem, como: orientações acadêmicas e políticas institucionais de ensino, de pesquisa e de extensão; planejamento e metodologias de ensino; estruturas metodológicas de engajamento e motivação; inovação e empreendedorismo no Ensino Superior; orientações para gravação de videoaulas: linguagem, postura e interação; gestão e acompanhamento dos cursos e gerenciamento de gaps educacionais e profissionais.

São mais de 40 horas de encontro, que conta com a participação do reitor, dos pró-reitores, das diretorias de apoio, dos gestores de curso e dos palestrantes convidados. "Tudo isso para que, ao recebermos nossos estudantes, veteranos e calouros, o melhor de nós e da Instituição se faça presente na acolhida ao ambiente universitário e na vivência e convivência de todos que compõem a comunidade acadêmica da UNIUBE, em prol de uma educação de melhor qualidade, transformadora e promotora do desenvolvimento", destaca a Pró-Reitora de Ensino Superior, professora Heliodora Collaço.

Volta às aulas

A Uniube já se prepara para receber, com responsabilidade, os alunos de forma presencial no primeiro semestre deste ano. A Pró-Reitoria de Ensino Superior (PROES) divulgou a retomada das aulas presenciais a partir de fevereiro, com o retorno dividido em escalas. De acordo com o calendário acadêmico divulgado pela Instituição, as datas valerão para as atividades no Campus Aeroporto (Uberaba) e Campus Via Centro (Uberlândia).

Desde a chegada da pandemia, em 2020, a Uniube manteve o compromisso e a responsabilidade social perante a comunidade acadêmica, por meio da rápida adequação do formato de ensino remoto, da suspensão das aulas presenciais e da retomada das aulas práticas presenciais em 2021. A Universidade passou por adaptações na estrutura física, orientadas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e projetadas pelo Escritório Modelo de Arquitetura (EMA), conforme exigências de órgãos municipais e da saúde.

A Uniube esclarece ainda que segue os decretos dos órgãos municipais e da saúde para prosseguir com o planejamento das atividades acadêmicas, sob orientações do Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Situações Emergenciais, e que seguirá alterações e adequações que forem propostas pelos órgãos públicos ao longo do ano.

Reforço do Planejamento:

- Início das aulas:

01/02/2022: calouros e veteranos do curso de Medicina
07/02/2022: veteranos de todos os cursos (exceto Medicina)
14/02/2022: calouros de todos os cursos e alunos do 2º período (exceto Medicina)