RH da Usina Delta realiza palestra na Uniube sobre Programa de Estágio e Trainee | Acontece na Uniube

27 de maio de 22

Os alunos dos cursos de Engenharias e de Tecnologia da Informação da Uniube participaram, na última semana, de uma palestra com o setor de Recursos Humanos da Usina Delta. O evento tratou sobre o Programa de Estágio e Trainee da empresa. Durante o encontro, foi explicado sobre as inscrições para o programa e como os alunos poderiam participar do processo, que se encerra nesta sexta-feira (27).

De acordo com o gestor dos cursos de Engenharias Química e de Produção da Uniube, Wagner Cardoso, as parcerias entre universidade e empresa enriquecem o conhecimento adquirido dentro de sala de aula, pois possibilitam aos alunos a prática de toda a teoria aprendida. "Permite que eles possam, inclusive, levar questionamentos específicos e práticos aos docentes em sala de aula, confrontando justamente a teoria com a prática. Essas parcerias diminuem o hiato existente entre o que acontece dentro dos muros da universidade e o que o aluno visualiza na prática quando contratado pela empresa parceira", complementa.

Os cursos da Uniube trabalham, constantemente, esse estreitamento entre a academia e a empresa, por meio de visitas técnicas, de parcerias para estágio e de desenvolvimento de trabalhos, projetos e estudos de casos, dentro de disciplinas específicas. "É preciso estreitar cada dia mais esse laço, tanto para alavancar as carreiras profissionais de nossos alunos, colocando-os em contato direto com os empregadores, quanto para potencializar o processo de ensino-aprendizagem, já que o melhor laboratório para a maioria das engenharias é o chão-de-fábrica chão de fábrica. Nada substitui o dia-a-dia dia a dia numa empresa, não existe laboratório melhor que o cotidiano no desempenho da função nas empresas", continua o professor.

Ainda segundo o coordenador, os docentes estão conscientes da importância dessas relações entre teoria e prática e, sempre que podem, também propiciam atuações conjuntas entre universidade e empresas. "Nós temos foco no mercado, em preparar bem e com qualidade o aluno para o mercado. Estamos alinhados com o que o mercado exige dos estudantes, e buscamos sempre suprir e superar as expectativas do mercado", finaliza.