Reunião com reitor comemora parcerias e cria planos para o futuro entre Universidade e Escolas de Uberlândia | Acontece na Uniube

25 de setembro de 19

A Uniube Uberlândia realizou, no dia 12 de setembro, o evento Café com Reitor. O encontro tem como proposta a apresentação de projetos de extensão entre a Universidade e escolas. No café, o Reitor da Universidade, Marcelo Palmério, falou sobre as perspectivas de novos cursos na Uniube em Uberlândia, programas de bolsas e benefícios, programas de ingresso por avaliação seriada e cursos das áreas de saúde.

Estiveram presentes no evento diretores, coordenadores e superintendentes de ensino das escolas de Uberlândia. O objetivo foi promover a discussão sobre o Programa Uniube nas Escolas, que aproxima estudantes do Ensino Médio da Universidade e promove cursos e aulas em laboratórios no Campus Marileusa.  “Estamos com a Uniube desde 2015, quando começamos a realização de viagens ao campus, para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pela universidade nas mostras. Esse é um momento importante para fomentar a decisão por uma carreira”, afirma o diretor da Escola Estadual Bueno Brandão, Joaquim Alves Mamede.

Segundo a diretora da Escola Estadual Ignacio Castilho, Eliane Lopes, parcerias como o curso de IoT são muito importantes para que os alunos possam conhecer melhor a Universidade. “Tenho tido prazer em participar de algumas ações promovidas pela Uniube, como no ano passado, quando participamos da edição do prêmio Alunos Destaque. Os alunos se sentiram muito valorizados e as famílias tiveram muito orgulho dos filhos. Foi um momento muito bom. Tivemos, também, um aluno que participou do curso de Internet das Coisas (IoT). Acredito que a parceria seja interessante e vai render frutos. Será uma via de mão dupla que vai agraciar ambas as partes”, avalia a diretora.

De acordo com o pró-reitor adjunto da Uniube, Marcos Tanner, o encontro foi importante principalmente para apresentar os novos projetos e ideias da Uniube para a comunidade acadêmica. “Fizemos uma apresentação junto à superintendência regional de ensino e diretores das escolas estaduais e municipais de ensino médio. O reitor falou da importância da aproximação e relacionamento integrado entre a universidade e as escolas de ensino médio. Também apresentamos as perspectivas dos novos cursos da Uniube para Uberlândia”, afirma Tanner.

Resultados da Parceria

Em 2018, a Uniube Uberlândia promoveu o primeiro curso de Qualificação Pré-Universitária - Internet Das Coisas, no qual alunos do 3º ano do ensino médio de 16 escolas públicas de Uberlândia em parceria com a Superintendência Regional de Ensino realizaram o curso, que tem na grade curricular disciplinas como empreendedorismo, matemática aplicada, eletricidade instrumental, lógica aplicada à programação, internet das coisas e automação.

Além disso, também em 2018, a Uniube premiou os alunos destaque do ano, com o objetivo de incentivar os alunos e motivá-los a se dedicar aos estudos e, consequentemente, à jornada profissional.

Neste ano, a Uniube realiza uma série de palestras e minicursos voltados para alunos do ensino médio, como, por exemplo, a atividade do dia do meio ambiente, na qual estudantes do colégio Teresa Valsé participaram de palestras e atividades de reciclagem junto aos graduandos do curso de Engenharia Ambiental.