Residentes do MPHU conquistam reconhecimento com aprovações em subespecialidades
A residência médica do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) se consolida como referência nacional, com resultados em aprovações de subespecialidades. Dois médicos residentes foram aprovados em processos seletivos altamente concorridos, reforçando a qualidade e excelência do programa de formação oferecido pela Instituição.
Os residentes Brenno Vasconcelos Faria e Pedro Henrique Gontijo de Souza foram aprovados na subespecialidade em Psiquiatria da Infância e Adolescência da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, um dos centros mais renomados do país. Brenno conquistou o 1º lugar no processo seletivo, enquanto Pedro alcançou a 3ª colocação, um feito que evidencia a qualidade da formação oferecida pelo MPHU.
Brenno destaca que a Psiquiatria da Infância e da Adolescência sempre lhe despertou grande interesse. "Escolher essa subespecialidade para dar sequência à minha carreira é uma forma de contribuir com a saúde mental e a qualidade de vida desse grupo de pacientes, algo extremamente gratificante para mim. Além disso, a carência de profissionais capacitados para atender esse público em nossa região foi um fator determinante, pois enxerguei uma oportunidade de mercado", diz.
Ele também comenta sobre os desafios durante sua preparação para a prova. "Nos últimos anos, a concorrência nos processos seletivos para residências médicas aumentou significativamente, especialmente na área de Psiquiatria. Isso exigiu uma rotina intensa de estudos e muita dedicação".
Além disso, o médico tem muitas expectativas na trajetória que escolheu. "Vejo essa nova fase como uma oportunidade para me aprofundar na Psiquiatria da Infância e Adolescência, oferecendo um atendimento de qualidade para pacientes e famílias. Será um período de muito aprendizado e crescimento, tanto profissional quanto pessoal".
Neonatologia - O desempenho dos residentes médicos continuam sendo demonstrados em aprovações. A médica Nathalia Nunes Bessa Sousa, também residente do hospital geral da Uniube, foi aprovada no programa de subespecializarão em Neonatologia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)..
Nathalia afirma que os profissionais do MPHU foram grandes motivadores e incentivadores para que ela optasse por mais uma residência médica. "Ver excelentes profissionais qualificados dentro da Pediatria, especialmente na Neonatologia, foi uma inspiração para seguir na residência médica por mais dois anos", diz.
Sobre os desafios enfrentados durante o processo de preparação, Nathalia explica que a Residência Médica já exige muito, e o maior desafio foi conciliar a carga horária da residência com os plantões fora dela e ainda manter os estudos para a prova. Quanto às suas expectativas para essa nova etapa, a médica espera adquirir mais conhecimentos e aprender cada vez mais nessa área que a encanta, além de se qualificar ainda mais para cuidar dos pequenos guerreiros que atende.
As subespecialidades representam um aprofundamento em áreas específicas da Medicina, permitindo que os médicos escolham segmentos de interesse dentro de uma especialização maior, com foco em aprimoramento e desenvolvimento profissional.
O diretor técnico do MPHU, Raelson Batista de Lima, comemora o desempenho dos residentes médicos. Segundo ele, as aprovações refletem o alto nível de formação oferecido pela residência médica do MPHU, que prepara profissionais para desafios complexos. "Saber que nossos residentes conquistaram espaços em subespecialidades desafiadoras, como a Psiquiatria Infantojuvenil, é a confirmação de que estamos no caminho certo ao investir no aprimoramento de nossos programas", afirma.
Para ele, a conquista dos egressos do MPHU reforça o papel da instituição como referência em formação médica, aliando ensino, pesquisa e prática. "Os resultados consolidam a reputação do MPHU como um polo de excelência, preparando médicos para desafios complexos e para contribuir de forma significativa com a saúde em âmbito nacional e internacional", conclui.
Daniela Brito