Residente da Uniube realiza estágio optativo na UFTM | Acontece na Uniube

Residente da Uniube realiza estágio optativo na UFTM

01 de setembro de 22

Carolina Oliveira

Aluna do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção à Saúde em Rede da Uniube, Sarah Melo Pereirinha, formada em Fisioterapia, passará o mês de setembro na UFTM, realizando o estágio optativo que é permitido a partir do segundo ano de residência. O estágio pode ser realizado em outra instituição de relevância à formação do residente, podendo ser em âmbito nacional ou internacional.

Com formação nas áreas de Pilates, Liberação Miofascial e Treinamento Funcional, Sarah descobriu o interesse pela área Neonatal e Pediátrica ao iniciar o estágio não obrigatório. "Eu sempre gostei de crianças. Quando iniciei em um estágio não obrigatório, comecei a me interessar cada vez mais pelo mundo da Pediatria. No estágio hospitalar durante a graduação, passamos como estagiários, observando a UTI Neo e eu me identifiquei muito com aqueles pequenos. Hoje, atuando na UTI Neo e com atendimentos na Pediatria na Policlínica da Uniube, sou mais apaixonada por essa área. Cada pequeno avanço e descoberta deles me enche o coração de esperança e prazer", conta a residente.

Em 30 dias, Sarah pretende absorver ao máximo toda a vivência que terá fora da Universidade. "Como eu tenho muito interesse pela área de Neo e Pediatria, optei pelo estágio na UFTM. Tenho como objetivo aprender com profissionais, práticas e protocolos diferentes. Quero conhecer e compartilhar a vivência de um hospital diferente, porque sou formada em Fisioterapia pela Uniube e minha vivencia até hoje foi somente aqui. Quero conviver com profissionais diferentes, atuar, conhecer a rotina, os protocolos e agregar muito conhecimento nesses 30 dias", complementa Sarah.

A expectativa é acumular conhecimento e novas práticas, e posteriormente, compartilhar dentro da residência. "Espero que eu possa sugar o máximo o conhecimento de cada um dos profissionais, residentes e acadêmicos que encontrar durante o estágio. Espero poder contribuir com o que eu sei e obter trocas de conhecimentos. Acredito que é uma oportunidade única e vai me agregar tanto como profissional quanto como pessoa. Compartilhar os aprendizados no ambiente em que atuo, trazendo práticas novas e diferentes das quais já realizamos", finaliza.

Para a coordenadora da Residência Multiprofissional - Atenção à Saúde em Rede, Mariana Marquez de Rezende, o estágio optativo em outra unidade é uma possibilidade enriquecedora para a formação do residente. "Além de vivenciar, enquanto profissional, um outro serviço, o residente vem ao longo de dois anos da residência já habituado à nossa rotina. Mesmo a Universidade oferecendo a prática na área que ele quer se especializar, a possibilidade de vivenciar um outro ambiente, com outra chefia e uma diferença na gestão, o residente consegue também apresentar o nosso trabalho. Enquanto coordenadora, acho extremamente válido, porque é também um modo de avaliarmos o nosso serviço, recebermos essas críticas tanto positivas quanto negativas em relação ao nosso serviço, enriquecer o currículo do nosso residente e possibilitar a ele uma avaliação crítica do que ele quer para ele mesmo. Às vezes, os desafios que ele tem aqui não são os desafios que ele terá em outro local, as facilidades que ele tem aqui são as dificuldades que ele terá lá, e isso é muito rico, tanto para o aprendizado, para vivência quanto para o amadurecimento do nosso residente", afirma.