Residente da Uniube participa da produção de livro sobre tarefas terapêuticas no trabalho clínico cognitivo-comportamental

09 de agosto de 21
1 / 1

A psicóloga e residente do Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde em Rede, da Universidade de Uberaba (Uniube), Florence Carla de Morais, participou como coautora do livro "Tarefas Terapêuticas para Clínica Cognitivo-Comportamental", lançado no último mês pela editora Sinopsys. O livro tem o objetivo de auxiliar terapeutas clínicos que trabalham com a abordagem cognitivo-comportamental a pensarem em tarefas terapêuticas durante as sessões.


Florence participou, juntamente com outras duas psicólogas, Gabriela Pontes de Paula e Sabrina Martins Barros, da produção do capítulo "Tarefas para adolescentes e adultos". Segundo a coautora, o estudo para o produção do livro foi pensado a fim de estender essas reflexões durante o tempo de sessão de cada paciente.


"A ideia do livro nasceu da nossa própria dificuldade em pensar em tarefas terapêuticas para nossos clientes durante o estágio clínico. Para quem está começando na psicologia clínica, o livro se torna um norteador para uma das principais técnicas dessa abordagem. Para os profissionais que já estão inseridos na clínica, acredito que o livro possa ser um suporte, bem como ser fonte de criatividade para aflorar novas propostas de atendimentos, considerando que as opções possam ser adaptadas", explica Florence.


Para ela, ter participado da construção do livro influencia, diretamente, na atuação profissional durante a residência médica. "Acredito que o livro tenha me ajudado a ser uma psicóloga clínica melhor. Um bom profissional precisa estar sempre antenado e atualizado com seus conhecimentos. A obra foi produzida em conjunto com mais cinco profissionais, nos debruçamos em leituras e diálogos para entregar um material bem completo e estamos muito felizes com o trabalho final", finaliza.