Residência Multiprofissional da Uniube está com inscrições abertas | Acontece na Uniube

Residência Multiprofissional da Uniube está com inscrições abertas

01 de novembro de 18

Os interessados em participar do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde “Atenção à Saúde em Rede” podem se inscrever até o dia 29 de novembro. O processo seletivo é destinado para egressos graduados dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia. Com duração de dois anos, o Programa tem como cenários de prática o Mário Palmério Hospital Universitário, Clínicas Integradas da Uniube e a Unidade Matricial de SAÚDE –UMS: George Chirré Jardim, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba.

De acordo com a coordenadora do Programa, a residência tem carga horária total de 5760 horas, sendo 20% de parte teórica e teórico-prática e 80% de parte prática. “Como ela é multiprofissional, isso desenvolve nos nossos residentes a prática interdisciplinar, que é um diferencial, além de ter as práticas específicas de cada categoria profissional, eles também aprendem a trabalhar com o outro nessas práticas interdisciplinares”, afirma.

Os profissionais da residência terão atuação na rede de saúde do município. “Eles conseguem vivenciar o que a gente chama dos três níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário. É possibilitar que eles tenham dois anos direcionados para a prática clínica da área que eles escolherem e da interdisciplinaridade”, completa.

A professora ressalta também que no programa são trabalhadas resoluções de problemas diariamente, tanto da parte interpessoal como do desenvolvimento clínico. “A primeira turma teve início em 2014, então a gente observa um amadurecimento desses alunos. Eles entram recém-formados, alguns estão ainda na dúvida se aquela profissão que eles escolheram é a que eles queriam e isso acaba se solidificando na prática da residência. E como a gente ainda é novato nisso, acabamos crescendo junto com eles e cada um traz a sua história de vida, seu histórico escolar e eles vão ter que trabalhar juntos”, pontua.

Para se inscrever o profissional deve acessar o site: www.uniube.br > pós-graduação.  A primeira etapa será realizada no dia 6 de dezembro e o gabarito divulgado no dia 10.