Rarissa Lombardi, a Berranteira, é a nova Embaixadora Mulher da Universidade do Agro | Acontece na Uniube

07 de maio de 24

A Universidade do Agro anunciou durante a 89ª ExpoZebu, a nova Embaixadora Mulher da Instituição. A mineira, Rarissa Lombardi, conhecida como Berranteira, é bicampeã de berrante em Barretos - São Paulo, e conta com 170 mil seguidores nas redes sociais. Além de ser arquiteta, atualmente ela está cursando Engenharia Civil na Uniube, na modalidade EAD. Ao se tornar a primeira Embaixadora da vertente agro da Universidade, Rarissa não exclui a possibilidade de iniciar um curso na área.

"Minha raiz é no agro. Cresci na fazenda e continuo vivendo nesse ambiente até hoje. Quando recebi o convite, fiquei pensando: "E agora, o que fazer? Será que terei que fazer dois cursos?" Gosto tanto do meio agro que sou pecuarista e trabalho na fazenda. Minha família tem uma base sólida no agronegócio, então é uma grande honra representar uma Instituição tão reconhecida e respeitada no país. Estou muito feliz em poder representar as mulheres no meio agro", comenta a nova Embaixadora Mulher da Universidade do Agro, Rarissa Lombardi.

O diretor da Universidade do Agro, Flávio Sartori, considera que a nomeação de Rarissa como a primeira Embaixadora Mulher reforça o protagonismo da presença feminina no agronegócio. "Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que as mulheres já ocupam 34% dos cargos gerenciais no agronegócio brasileiro. Além disso, um estudo do SEBRAE divulgado recentemente demonstra que as mulheres já administram mais de 30 milhões de hectares, o que corresponde a 8,4% da área total ocupada por estabelecimentos rurais no país. Embora o agro seja tradicionalmente dominado por homens em todo o mundo, a presença feminina no setor tem crescido, incentivando novas gerações. As mulheres têm demonstrado cada vez mais competência para atuar no ramo, o que reforça o protagonismo feminino no campo", enaltece.

A trajetória de Rarissa com o berrante começou aos 8 anos, por uma brincadeira em família. "Meu tio apareceu em casa com um berrante e disse: "Vamos tentar?" Crianças adoram essas coisas, são curiosas. Eu estava com minha prima e meu tio nos mostrou como tocar, então eu tentei e consegui. Minha família sempre apoiou e incentivou muito. O berrante ficava na casa da minha avó, e eu sempre tocava um pouco quando íamos à cidade. Um dia, brincando com minha prima, o berrante quebrou. Aí perdeu a graça! Fiquei um tempo sem tocar, mas no meu aniversário, minha mãe me presenteou com um berrante, e desde então eu tocava todos os dias. Não tinha quem me ensinasse a fazer toque diferente. Quando eu ia à cidade, minha avó tinha um computador. Lá, eu acessava o YouTube e assistia aos vídeos do concurso de berrante em Barretos, escutando as pessoas tocando e tentando fazer igual. Foi assim que aprendi a tocar berrante", conta.

Agora, Rarissa é bicampeã em Barretos. "Essa é uma conquista extremamente importante para a minha carreira. Também fui campeã no concurso de berrante do Muar do Sertão de Barretos, e no mês passado ganhei o concurso de berrante em Goiás, no ABC Muares. Em Barretos, conquistei vários outros títulos de segundo e terceiro lugar, afinal, participo desde 2013, tenho uma trajetória longa e de muita evolução", conclui.

Clique aqui e confira a apresentação da nova Embaixadora Mulher da Universidade do Agro.

Carolina Oliveira | Universidade do Agro