Rádio Escola implementada pela Comunicação Uniube recebe visita de governador | Acontece na Uniube

Rádio Escola implementada pela Comunicação Uniube recebe visita de governador

09 de novembro de 21

A Rádio Escola da Escola Estadual Lauro Fontoura recebeu, nesta semana, a participação do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e do Deputado Federal, Franco Cartafina. As entrevistas foram conduzidas pelos alunos do ensino médio da instituição e membros da Rádio Laurão, implementada há pouco mais de um mês por alunos e pelo professor da disciplina de Projetos em Rádio, do curso de Comunicação Social da Uniube, Luís Fernando Oliveira.

O projeto Rádio Escola faz parte do calendário letivo da disciplina desde 2007 e já contribuiu com a implantação de rádios em diversas escolas públicas de Uberaba. O trabalho, criado pelos cursos de comunicação social da Uniube, é responsável pela criação de pequenos espaços de diálogo nos ambientes escolares. A ação faz parte da linha de pesquisa em Educomunicação, que prevê a utilização de meios de comunicação, como o rádio, em escolas para proporcionar a inserção de assuntos não discutidos em sala de aula.

Para o professor, a implantação das rádios nas escolas contribui na experiência dos alunos do curso de Comunicação e faz com que possam compreender, na prática, o conceito e a aplicabilidade da Educomunicação. Dentro do ambiente escolar, a Rádio Escola desperta e motiva o interesse pela comunicação dos alunos.

Segundo Luís Fernando, em algumas escolas, constatou-se a diminuição de violência física e psicológica desde que a rádio passou a atuar, geralmente, na hora do recreio. "A Educomunicação, na minha opinião, é um projeto importantíssimo do ponto de vista pedagógico, porque o aluno das escolas participantes é inserido em um ambiente comunicacional. Essa experiência faz com que ele comece a ter um senso mais crítico sobre o que lê, o que vê e escuta; faz também com que o aluno trabalhe em equipe, prática fundamental hoje em dia", comenta Luís.