Psicólogo da Uniube tem artigo de Mestrado publicado em revista científica | Acontece na Uniube

Psicólogo da Uniube tem artigo de Mestrado publicado em revista científica

09 de novembro de 20

O psicólogo da Clínica de Psicologia da Universidade de Uberaba (Uniube), Ettore Scalon, teve o artigo "A Compreensão dos Processos de Saúde-Doença em Médiuns de Incorporação da Umbanda" publicado na revista científica "Subjetividades". O trabalho de Mestrado foi feito em conjunto com os doutores Fabio Scorsolini e Alice Macedo. Ele aborda como os médiuns de incorporação compreendem os processos de saúde-doença relacionados ao adoecimento psíquico.

Foram entrevistados sete médiuns, com idades entre 26 e 58 anos, membros de um terreiro em Uberaba. Segundo o pesquisador, a alta demanda de atendimentos na umbanda foi um dos motivos para a escolha do tema. "As religiões são territórios em que as pessoas buscam algum auxílio em momentos de crise, e a umbanda se constitui, exatamente, esse lugar de trocas, acolhimentos e vivências
", afirma.

Ettore destaca também a relevância da discussão da saúde mental na religião. "Pensar a dimensão da saúde mental nos espaços de religiosidade é importante, pois faz parte da individualidade, da subjetividade e tem relação com o âmbito social. Ainda há muito preconceito com as religiões de matriz africana, entendo que estudos como esse contribuem para a desmistificação e compreensão", pontua.

O psicólogo comenta sobre as expectativas positivas para o trabalho. "É gratificante ter minha pesquisa publicada em uma revista científica importante na área da Psicologia, espero que o trabalho possa contribuir socialmente para o entendimento dos processos de saúde-doença nos locais formais e em setores populares", conclui Scalon.