Psicologia Uniube realiza oficina de orientação profissional no Colégio Tiradentes | Acontece na Uniube

10 de maio de 24

O curso de Psicologia da Uniube, por meio dos projetos Profissionalmente e Seletivar, deu início à aplicação de um questionário, correspondente a um "teste vocacional", para os alunos do 3º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM) em Uberaba. O teste vocacional visa auxiliar os alunos a descobrir sua vocação profissional, identificando seus interesses, habilidades e personalidade, e explorando as possíveis áreas de afinidade.

A participação dos alunos de Psicologia nesta ação faz parte de sua prática para atuação em orientação profissional. "Neste primeiro momento, focamos no desenvolvimento profissional como parte do desenvolvimento global do indivíduo, destacando a importância do autoconhecimento na escolha da carreira e o conceito de maturidade. Isso foi realizado com as turmas do terceiro e segundo anos, vinculado ao componente 'Projeto de Vida' que os alunos já estão cursando", explica a gestora do curso de Psicologia da Uniube,  Regina Basílio.

Para os estudantes do colégio, o projeto é de suma importância, pois proporciona um melhor entendimento do processo de escolha profissional. "O questionário de interesses e o contato com os estagiários nos ajudam a refletir sobre essa escolha e a nos conhecer melhor. Este é um período na vida do adolescente cheio de angústias, dúvidas e ansiedades", complementa Basílio.

O mapeamento é feito através da identificação das habilidades, talentos, interesses e valores pessoais dos jovens, assim como suas motivações e aspirações. "Utilizamos uma metodologia ativa, baseada na abordagem social-histórica, que parte do pressuposto de que os indivíduos são influenciados por múltiplos fatores e detêm potencialidades construídas socialmente. Acreditamos que tanto os jovens na sua primeira escolha quanto os adultos em reorientação profissional podem ser protagonistas de sua existência e desenvolvimento contínuo. Eles podem alcançar seus objetivos, e nossas oficinas de orientação podem ajudá-los através de dinâmicas de grupo e inventários de interesses", conclui a supervisora dos projetos, Janete Tranquila.