Psicologia Uniube realiza 8ª Semana das Lutas de Maio | Acontece na Uniube

Psicologia Uniube realiza 8ª Semana das Lutas de Maio

17 de maio de 21

A 8ª Semana das Lutas de Maio da Uniube começa nesta segunda-feira (17) e vai até a próxima sexta-feira (21). O evento, promovido pelo curso de Psicologia, tem o objetivo de debater e expor, durante toda a semana, os temas: Luta contra o Racismo, Luta em prol da Adoção, Luta contra a Violência contra a mulher, Luta contra as LGBTfobias e Luta Antimanicomial. Os encontros serão on-line e abertos ao público.

Os encontros, que são organizados pela Comissão Organizadora dos Eventos da Psicologia (COEP), têm o objetivo de ampliar o processo formativo dos alunos, por meio de discussões, debates e conferências sobre temas e lutas pertinentes ao processo de formação de um psicólogo(a). "São momentos, territórios e espaços de construção e ampliação do conhecimento para além do cotidiano da sala de aula. A cada novo evento, nós, da COEP, discutimos cada parte que irá compor o esqueleto final do evento, abrangendo desde a data para a realização do evento até as artes para divulgação. Para essa Semana das Lutas de Maio, trouxemos lutas sociais, pois percebemos a necessidade de escuta e de voz, a partir da emergência que percebemos, por exemplo, na decorrência dessas causas sociais", conta o estudante do 5º período de Psicologia, integrante da COEP, Arthur Oliveira Santos.

A semana será dividida da seguinte forma: dia 17 - temas relacionados à luta antimanicomial e a favor da neurodiversidade; dia 18 - sobre a luta contra o abuso sexual e o feminicídio e a favor do feminismo; dia 19 - com atividades sobre a luta contra a LGBTQIA+fobia e a favor da diversidade; dia 20 -com a luta pró-adoção e contra o abandono afetivo; e, por último, dia 21 sobre a luta contra o racismo e à xenofobia. "Particularmente, espero que tenhamos interesse e participação ativa do público que irá prestigiar esse evento que foi preparado com tanto cuidado desde a reunião inicial. Por outro lado, espero que as discussões e momentos ofertados gratuitamente possam afetar e contribuir de alguma forma para a graduação dos estudantes de Psicologia da Uniube e para o público em um contexto geral", continua o aluno.

O evento é gratuito, aberto, e todas as reuniões serão realizadas pelo Google Meet. Os interessados podem obter mais informações na página da comissão pelo Instagram @coep.uniube. "Em nome da comissão, quero desejar que todos os participantes tenham momentos ricos de conhecimento e que deem a devida importância para as lutas", finaliza Arthur.

Programação completa, a partir das 15h30:

Segunda (17/05)

Avanços e desafios da luta antimanicomial

Me. Felipe Magalhães

20 anos da Lei de Reforma Psiquiátrica no Brasil: algumas reflexões

Dra. Isabel Carniel

Aspectos gerais no conhecimento da doença de Alzheimer

Dr. Wladimir Fighera

Dados e relatos sobre violência contra mulher e feminicídio

Advogada Anna Maia Andrade

Os manicômios e a disseminação da cultura manicomial

Dr. Gregório Kazi e Esp. Sérgio Marçal

Terça-feira (18/05)

Políticas públicas e o enfrentamento da violência contra a mulher

Dra. Maria Leticia Fagundes

O papel da inteligência emocional na manutenção da saúde mental diante da pandemia

Psicóloga Natália Pereira Santos

Relato de caso: síndrome cromossômica rara

Psicólogo João Paulo Oliveira

Dança criativa: psicologia do movimento

Ma. Marcela Amaral

Gênero e colonialidade: diálogos entre o pensamento decolonial e os feminismos

Ma. Camila Dutra

Aula Magna: a Reforma Psiquiátrica como luta contra necropolítica

Prof. Dr. Silvio Yasui

Quarta-feira (19/05)

Diversidade é apenas chamar para a festa?

Psicóloga Allana Letícia Perez

Sexualidade e envelhecimento da população LGBTQIA+

Ma. Izabella Crema

Luta contra a LGBTQIA+fobia

Me. Henrique Ciabotti Elias

Cuidados paliativos: uma abordagem ampla

Dr. Paulo Guilherme Canassa

O olhar da psicologia analítica junguiana para a homossexualidade

Psicólogo Rodrigo Almeida

Quinta-feira (20/05)

Adoção: desafios da contemporaneidade

Ma. Camila Borges

O fim da relação conjugal: mudanças na família e prevenção ao abandono afetivo

Advogado Fábio Pinti e psicólogo Mauro Silva

Feminismos, cuidado e responsabilidades

Ma. Lacilaura Costa

Inclusão escolar e atendimento pedagógico hospitalar: uma ação para além dos conteúdos escolares

Ma. Cláudia Aparecida e Ma. Cíntia Gomide

A importância das oficinas preparatórias para pretendentes à adoção

Psicóloga Mariana Cecílio e psicóloga Ana Mafalda Azor

Sexta-feira (21/05)

Análise biopsicossocial do negro: o racismo como empreendimento da modernidade

Me. Sidnei Santos

Desafios e vivências em meio a neurodiversidade

Terapeuta ocupacional Lívia Ribeiro

O mal-estar da sociedade contemporânea: uma reflexão sobre as relações humanas

Psicóloga Catherine Carrier

Relações raciais, racismo e sofrimento psíquico: o que a psicologia tem a ver com isso?

Dra. Thaize Reis

O homem e a luta contra o racismo

Engenheiro de produção Rafael Guessi