Psicologia Uniube participa de caminhada em apoio ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Uberlândia | Acontece na Uniube

17 de maio de 24

Alunos e professores do curso de Psicologia da Uniube em Uberlândia participarão de um ato público e uma caminhada em prol ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, neste sábado (18). A concentração da caminhada será às 14h, na Praça Sérgio Pacheco.

O ato público é uma iniciativa do Fórum da Saúde Mental de Uberlândia e será aberto a toda a comunidade, com o objetivo de mobilizar e informar a população sobre a importância da causa. A caminhada percorrerá 1km, saindo da Praça Sérgio Pacheco e indo até a Avenida Araguari, 09, no Dboche Pub Show. Durante a ação, os alunos da Psicologia levarão os cartazes curados durante oficina no curso, no início do mês de maio.

A professora Rosário Avelino explicou que debater a Luta Antimanicomial e a saúde mental é uma questão social e que deve ser observada e discutida pela comunidade como um todo.

"A Psicologia tem um papel relevante no   que   diz   respeito   à   busca   de   um novo olhar em relação ao sofrimento mental e social e às formas de cuidado que   dispensamos   à   Saúde/Doença Mental. Numa tentativa de humanizar a   atenção   dada   às   pessoas   com diferentes   tipos   de   sofrimento, a Psicologia   se   compromete   dispender esforços   em   oferecer   cuidado   e/ou diversos   tipos   de   intervenções   com foco   na   promoção   da   saúde     e   na reabilitação   psicossocial.   Para   tanto, aponta serviços abertos de tratamento e formas   de   atenção   dignas   e diversificadas   de   modo   a   atender   às diferentes formas de manifestação do sofrimento humano. Uma prática que implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental   e social   que   deve   ser   aberta   e competente para oferecer atendimento aos problemas da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias.  É importante ressaltar que, para que essa prática ocorra de forma mais eficaz, faz-se   necessário   um   maior investimento   em   políticas   públicas destinadas   às   estas   demandas", explica.