Psicologia Uniube: MEC autoriza implantação do curso presencial em Uberlândia

03 de janeiro de 22
1 / 2
2 / 2

A Uniube Uberlândia recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para implantação do curso de Psicologia presencial, no Campus Via Centro. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na semana passada, e a expectativa é que os novos alunos da área da saúde ingressem já no primeiro semestre de 2022, ano em que a Psicologia comemora 50 anos na Uniube.


O novo curso de Psicologia da Uniube em Uberlândia foi baseado na experiência de 50 anos do curso na instituição, em Uberaba. . "O egresso do curso de Psicologia estará habilitado para atuar em diferentes contextos: na área Organizacional, Educacional, Hospitalar, Jurídica e Clínica, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos e a busca constante da promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Durante o curso, o aluno terá a oportunidade de vivenciar, a partir dos estágios profissionalizantes, suas práxis nos campos citados. Esse será mais um marco na história da instituição, agora com base em um curso tradicional e que reconhece a importância da inovação e criatividade para atendar a atual demanda da sociedade", explica a coordenadora do curso de Psicologia em Uberlândia, Claudiane Guimarães.  


Ainda de acordo com a professora Claudiane, o corpo docente será selecionado a partir de critérios que envolvam formação, conhecimento e experiência profissional para construção de quadro de docentes capacitados para integração dos pilares acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão). O curso de Psicologia da Uniube Uberlândia terá duração mínima de 10 semestres e máxima de 15. "Desde o início do curso, nas aulas de Neuroanatomia e Avaliação Psicológica, os alunos já terão aulas práticas e também estágios supervisionados a partir do 4º período do curso, que abarcarão os campos da educação, organizacional, jurídico, clínico, ambulatorial e hospitalar, possibilitando o aluno conhecer as várias áreas de atuação do profissional de Psicologia", explica.


Para o Pró-Reitor Adjunto da Uniube, Marco Antônio Nogueira, as expectativas para a nova turma são grandes, já que esse era um desejo antigo de docentes e alunos de Uberlândia. Segundo o Pró-Reitor, a cidade possui indicadores socioeconômicos e culturais que evidenciam essa demanda. "A Psicologia tinha antes da pandemia uma forte procura e agora, com todos os reflexos desta na sociedade, tende a crescer muito mais. Como a Uniube possui uma qualidade superior nesta área, acredito que ao formar ótimos profissionais, a instituição contribuirá para a melhoria nas relações humanas da sociedade brasileira", afirma Nogueira.  


No Brasil, o mercado de trabalho para psicólogo está em alta e passa por mudanças, seja por haver uma discussão e reconhecimento da importância da saúde mental, reduzindo o estigma e preconceito, seja por ser um profissional requisitado em áreas empresariais (recursos humanos e marketing), nas escolas, em clínicas, em hospitais, no esporte, entre tantos outros.


O ingresso dos novos alunos ocorrerá por vestibular, portadores de diplomas ou alunos da Uniube que desejam mudar de curso. Para ingresso nessas e em outras graduações da Universidade, acesse: www.uniube.br/simplifica