Psicologia Uniube e Comarca de Uberaba firmam parceria para acolher vítimas de violência
A Pró-Reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, a gestora do curso de Psicologia, Maria Regina Basílio, a supervisora do estágio supervisionado em Psicologia Jurídica, Jusseli Rodrigues de Souza, e os juízes da Vara de Violência Doméstica, Fabiano Garcia Veronez, e da Vara da Infância e da Juventude, Marcelo Geraldo Lemos, se reuniram para discutir iniciativas para a criação de um espaço no Fórum de Uberaba de acolhimento psicológico de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar.
A ação, prevista para iniciar no primeiro semestre de 2026, tem como objetivo oferecer um ambiente seguro e acolhedor para escuta e apoio emocional às vítimas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a parceria proporcionará aos estudantes uma vivência prática e humanizada, que contribui para a sensibilização das dimensões emocionais e sociais da violência.
A gestora do curso, Maria Regina Basílio, explica que o processo de acolhimento será conduzido sob orientação direta dos docentes. "Essa é uma prática que beneficia a comunidade e a formação acadêmica, ao fortalecer a defesa dos direitos humanos e a promoção da justiça e da dignidade das mulheres. Esse primeiro contato contribui para reduzir a ansiedade das vítimas e o medo em relação à audiência", afirma.
O juiz Fabiano Veronez reforça a importância de qualificar o atendimento a públicos vulneráveis e garantir os direitos de forma integral. "Será um ambiente reservado, para que todos possam se sentir acolhidos, protegidos e respeitados. Assim, o diálogo com as vítimas torna-se mais produtivo. Quando uma mulher procura o Judiciário para pedir uma medida protetiva, é essencial que ela tenha um espaço em que se sinta segura antes ou depois da audiência. Essa iniciativa busca evitar a revitimização, promover o cuidado e oferecer suporte emocional", pontua.
Pâmela Rita