Psicologia Uberlândia realiza oficina de cartazes em apoio à Luta Antimanicomial
Alunos da Psicologia participaram de uma Oficina de Cartazes, no Campus Centro Uberlândia, que serão utilizados no Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no mês de maio. A Oficina faz parte da disciplina Psicologia Social, supervisionada pela professora e coordenadora do curso, Rosário Avelino.
Os cartazes foram montados pelos alunos do 3º e 4º período, que montaram frases em apoio à Luta Antimanicomial, que é um movimento que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
A professora Rosário explicou que essa é uma temática muito importante, debatido todos os anos com os alunos da Psicologia, e alertou que se trata de uma questão social e que deve ser observada e discutida pela comunidade como um todo. "A Psicologia tem um papel relevante no que diz respeito à busca de um novo olhar em relação ao sofrimento mental e social e às formas de cuidado que dispensamos à Saúde/Doença Mental. Numa tentativa de humanizar a atenção dada às pessoas com diferentes tipos de sofrimento, a Psicologia se compromete dispender esforços em oferecer cuidado e/ou diversos tipos de intervenções com foco na promoção da saúde e na reabilitação psicossocial. Para tanto, aponta serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas de manifestação do sofrimento humano. Uma prática que implica na implantação de uma ampla rede de atenção em saúde mental e social que deve ser aberta e competente para oferecer atendimento aos problemas da população de todas as faixas etárias e apoio às famílias. É importante ressaltar que, para que essa prática ocorra de forma mais eficaz, faz-se necessário um maior investimento em políticas públicas destinadas às estas demandas", explica.
Todos os cartazes serão expostos durante o evento pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no Campus Centro Uberlândia, nos dias 14 e 15 de maio. Além disso, o curso de Psicologia foi convidado pelo Fórum de Saúde Mental de Uberlândia a participar de um ato público, em uma praça da cidade, com o objetivo de mobilizar e informar a população sobre a importância da causa.
Barbara Lemes