Psicologia da Uniube Uberlândia realiza o I Dia das Lutas de Maio | Acontece na Uniube

Psicologia da Uniube Uberlândia realiza o I Dia das Lutas de Maio

24 de maio de 23

Com foco na saúde mental, várias palestras aconteceram no anfiteatro da Universidade

No mês de maio é comemorado o Dia Internacional da Luta Antimanicomial, e foi pensando nessa data que o curso de Psicologia da Uniube Uberlândia realizou, no dia 18 de maio, no anfiteatro da Instituição, o I Dia das Lutas de Maio. Um evento com uma programação repleta de assuntos relevantes do cotidiano, como violência contra a mulher, inteligência emocional, o papel da psicologia nas políticas públicas, entre outros temas.

A coordenadora do curso de Psicologia da Uniube Uberlândia, Claudiane Guimarães, responsável pela organização, juntamente com os docentes e discentes, destacou a importância da realização desse primeiro evento na Universidade. "É necessário falar sobre saúde mental para que todos tenham acesso a informações sobre a saúde como um todo, pontuando a relevância da saúde mental para nosso bem-estar e qualidade de vida. Propiciando também a desconstrução do preconceito e estigma que ainda há sobre transtornos mentais", contou.

Pelos corredores da Uniube Uberlândia foi possível ver recados com mensagens que causavam impacto ao ler, tais como: "O amor não fere. O amor não silencia" e "Uma, em cada cinco mulheres, já sofreu violência". Claudiane explicou qual foi a motivação de espalhar mensagens pelo campus. "O objetivo foi de despertar interesse na comunidade acadêmica e colaboradores da Instituição sobre temáticas referentes às lutas sociais, assuntos presentes em nosso cotidiano e que merecem atenção e cuidado por parte de toda a sociedade", explicou a coordenadora.

Os alunos do curso de Psicologia também fizeram parte da organização do evento e contam sobre a importância de falar sobre as lutas de maio. "A importância para mim foi ver o trabalho em equipe, a disponibilidade de cada um e o compromisso para fazer acontecer. Foi muito importante analisar o perfil de cada um ali interno e, assim, já sabemos com quem podemos contar como profissionais futuramente", revelou a estudante do 1º período de Psicologia da Uniube Uberlândia, Cassandra Rissi.

"Cada palestra falou sobre uma luta diferente que é abordada no mês de maio e trouxe uma visibilidade maior a cada uma delas. Esse reconhecimento é de extrema importância porque essas pautas precisam ser debatidas e conhecidas para que exista mais justiça e paz na sociedade. Participar desse evento me fez crescer não somente como graduanda da psicologia, mas também me fez crescer como ser humano e me ensinou a olhar de outra forma para cada assunto", disse a aluna do 3º período de Psicologia da Uniube Uberlândia, Juliana Martins.

Por fim, a coordenadora do curso de Psicologia destaca que falar sobre saúde mental é um assunto relevante na sociedade, na família e no ambiente de trabalho. "É necessário para que todos tenham acesso a informações sobre a saúde como um todo, pontuando a relevância da saúde mental para nosso bem-estar e qualidade de vida. Propiciando também a desconstrução do preconceito e estigma que ainda há sobre transtornos mentais", finalizou.