Projetos Interdisciplinares das Engenharias movimentam o Campus Marileusa

28 de dezembro de 18
1 / 6
2 / 6
3 / 6
4 / 6
5 / 6
6 / 6

Os alunos do 1º período dos cursos de Engenharia da Uniube, Campus Marileusa, desenvolveram, este mês, projetos de reutilização de paletes de madeira. Os estudantes foram organizados em equipes e apresentaram diferentes sugestões de reaproveitamento dos paletes, resolvendo um possível problema econômico e ambiental. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade acadêmica e também familiares.


A iniciativa conciliou diversos conteúdos das disciplinas cursadas ao longo do semestre. Em Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, os alunos definiram o modelo de concepção do projeto a ser desenvolvido. Na Introdução à Engenharia, puderam especificar a hipótese e problematização. Já em Desenho Técnico, desenvolveram as perspectivas das peças, enquanto no Pré-Cálculo e Álgebra Linear puderam calcular materiais, volume e área das peças, bem como propor otimizações aos modelos.


O desenvolvimento dos trabalhos e o resultado final foram um sucesso. “Para nós fica claro a importância do planejamento interdisciplinar na formação básica do estudante de Engenharia, com o emprego de metodologias de ensino que estimulem a prática, a solução de problemas em diversos campos e a criatividade dos nossos alunos. É um caminho sem volta”, destaca o professor de Introdução à Engenharia, Fabrício Pelizer.


Os professores João Batista Alexandre, de Pré-Cálculo, Davi Quintino, de Desenho Técnico, e Cláudia Costa, de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, compartilham da mesma visão. Segundo eles, fica muito mais interessante e estimulante para o aluno aprender e vivenciar conteúdos e desenvolver habilidades.


Para os alunos Eduardo Toledo, de Engenharia de Produção, e Gabriel Lima, de Engenharia de Computação, o projeto proporcionou uma experiência marcante. De acordo com eles, organizar os grupos, conhecer o problema e o material principal, planejar soluções e colocar a mão na massa não foi fácil, mas tudo que aprenderam teve mais sentido quando colocado em prática.