Projetos de extensão da Uniube recebem verba da Embaixada Americana | Acontece na Uniube

Projetos de extensão da Uniube recebem verba da Embaixada Americana

08 de maio de 20

Cinco projetos de responsabilidade social da Universidade de Uberaba (Uniube), a partir de uma parceria com a escola de idiomas Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), foram contemplados e vão receber um apoio financeiro da Embaixada Americana. Ao todo, foram aprovados 2.906 dólares, que serão utilizados para o desenvolvimento e manutenção das atividades.

Dos cinco projetos, quatro são de extensão: “Construindo Amigos”, coordenado pela professora Ana Cristina Romano Marquez Souza; “The Street Store”, coordenado pela professora Valeska Guimarães Rezende da Cunha; “Metodologia Inclusiva de estudo de Biologia”, projeto em parceria com o Instituto dos Cegos, coordenado pela professora Giuliana Cristina Marra Bruschi Thedei; e “Universidade Aberta à Terceira Idade”, coordenado pela professora Rosana Castejon; além do projeto “Festival do Minuto”, coordenado pela professora Celi Camargo.

“Nós pedimos materiais, pagamento de palestrantes e outras verbas para o desenvolvimento das atividades. Fizemos a fundamentação de alguns de nossos projetos de extensão que atendiam ao edital da Embaixada Americana. Os temas de cada projeto tinham de atender ao edital”, explica a coordenadora da Extensão Uniube, professora Maria Theresa Cerávolo Laguna Abreu.

Cada projeto teve um valor aprovado, de acordo com o que foi solicitado. A verba será repassada em junho e outubro deste ano. “Da minha parte eu fiquei muito feliz não só pela verba, mas também pelo reconhecimento do nosso trabalho. Afinal, o que nós fazemos atende a editais de ações sociais da Embaixada Americana. Então, o modelo do trabalho que está sendo realizado pela Extensão tem sido reconhecido. Por isso veio essa verba”, afirma a professora.

A parceria entre Uniube e ICBEU foi firmada no ano passado por meio do Escritório de Relações Internacionais da Universidade. Cursos de idiomas são oferecidos aos universitários dentro do campus com descontos especiais.

Segundo a coordenadora do ICBEU-Uberaba, Janaína Teresinha Amaro Alves, a escola é reconhecida pela Embaixada Americana. “Quando o ICBEU se tornou parceiro da Uniube em relação ao ensino de idiomas, levando o inglês de qualidade para os alunos da Universidade, surgiu essa oportunidade também de unir os projetos da nossa escola com os projetos de extensão da Uniube, que têm um alcance comunitário grande. Centenas de pessoas são ajudadas com esses projetos”, comenta Janaína.

A Embaixada Americana ajuda projetos de responsabilidade social que envolvem também o inglês. “Fiz a narrativa para a Embaixada falando dos projetos que a gente desenvolveria com o apoio da Universidade e eles foram aceitos”, conta. Esse é só o começo para mais projetos em 2021, 2022 e um alcance cada vez maior. É a Universidade a favor da comunidade, e o ICBEU e a Embaixada também a favor da comunidade”, acrescenta Janaína.