Projeto The Street Store da Uniube acontece neste sábado (11) | Acontece na Uniube

Projeto The Street Store da Uniube acontece neste sábado (11)

09 de junho de 22

Os alunos dos cursos de Medicina e Psicologia da Uniube realizam, no próximo sábado (11), das 07h às 15h, o "The Street Store". O projeto de extensão tem como principal objetivo conceder aos moradores de rua a chance de escolher roupas, sapatos e outros acessórios gratuitamente por meio de uma loja de roupas a céu aberto. As peças são obtidas por doações e podem ser entregues aos voluntários até o dia do evento.

A iniciativa da ação é do grupo Amigos de Igor, criado em 2014, com o falecimento do estudante de medicina Igor Lombardi Penhalver. O projeto "The Street Store" tem caráter mundial, tendo seu início em 2014 por meio de uma ONG localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Nesta edição em Uberaba, além da "loja de rua", o evento irá oferecer alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), cuidados médicos e produtos de higiene.

"Acredito que a principal questão acerca de eventos com cunho social, como o Street Store, é desenvolver habilidades vinculadas à humanização das relações interpessoais. Sobretudo para estudantes da área da saúde, penso que valores como a empatia e a solidariedade são primordiais para a boa atuação profissional. Dessa forma, esses eventos contribuem de forma bastante proveitosa para os acadêmicos, os quais serão futuros profissionais", destaca o aluno do 3º período de Medicina, João Vithor Martins Oliveira.

Podem ser doadas roupas femininas, masculinas e infantis; sapatos; bolsas; bonés; roupas de cama, mesa e banho.  "A expectativa para o evento é de que o máximo de pessoas possível seja alcançado, com vistas a garantir bem-estar àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que, em razão disso, não têm momentos frequentes de respeito à dignidade individual. Essa data foi escolhida a fim de garantir que as pessoas em situação de rua sejam acolhidas, principalmente, em virtude da estação mais fria em que estamos vivendo. Além disso, foi um momento adequado para realizar o Street Store presencial, tal qual era realizado nos moldes antigos", continua João

Para a aluna do 2º período de Medicina, Amélya Beatriz Magalhães Bonfim, a edição deste ano contará com muitas novidades. "Teremos a presença da Liga de Diabetes, que irá medir glicose e pressão arterial dos participantes; a Liga de Medicina da Família e os acadêmicos da Psicologia que prestarão atendimentos sociais. Ainda, fizemos uma parceria com outro projeto de extensão, chamado Construindo Amigos, que estará presente com um estande para doação de brinquedos. Quem quiser nos ajudar, tanto com doações quanto participando como voluntário pode enviar uma mensagem em nosso Instagram (@projetoamigosdoigor) ou ir no Street Store no próximo sábado, já que receberemos doações até no dia", conclui.