Projeto 'Livro Vivo' promove encontro entre alunos dos cursos de Gestão da Uniube e autora de 'Desafios da Comunicação Organizacional' | Acontece na Uniube

Projeto 'Livro Vivo' promove encontro entre alunos dos cursos de Gestão da Uniube e autora de 'Desafios da Comunicação Organizacional'

09 de dezembro de 25
1 / 2
2 / 2

Momento proporcionou a integração entre teoria e prática, com reflexão sobre a relação da comunicação com a gestão no mercado de trabalho 


Cerca de 55 alunos da disciplina de Comunicação Organizacional participaram de uma aula especial com a autora do livro Desafios da Comunicação Organizacional, Cristiene Eli Bez Batti Aguiar, promovida pelo projeto "Livro Vivo". 


Na ocasião, a autora, que também é professora da Uniube, conduziu uma leitura colaborativa da obra com os acadêmicos. O livro, que faz parte das referências bibliográficas da disciplina, discute o papel estratégico da comunicação nas organizações e a importância dessa área na formação de gestores. 


"A comunicação organizacional tem se consolidado como um ativo essencial para empresas que buscam eficiência e competitividade. Processos comunicacionais bem estruturados favorecem a integração entre departamentos, fortalecem o relacionamento com clientes e parceiros e contribuem para a gestão de crises, ao garantir respostas rápidas, transparentes e eficazes", diz Aguiar. 


A professora Fabiana Silva Borges, responsável pela disciplina de Comunicação Organizacional, explica que durante a atividade os alunos também puderam refletir sobre a relação entre comunicação e gestão, entendendo como práticas eficientes podem gerar confiança e diferencial competitivo no mercado. 


"É uma obra pioneira e de temática atual. Com a leitura colaborativa foi possível promover habilidades comportamentais, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e formar leitores mais engajados, promovendo o protagonismo dos alunos", afirma. 


A gestora dos cursos de Gestão da Uniube, Alcione Bononi, destaca que as metodologias ativas utilizadas no projeto "Livro Vivo" ampliam a participação dos alunos, diversificam o formato das aulas e tornam o aprendizado mais dinâmico. 


"Essas práticas estimulam o pensamento crítico, desenvolvem habilidades socioemocionais - como colaboração e liderança - e tornam a aprendizagem mais significativa e contextualizada para a realidade profissional", pontua Bononi. 


O projeto 'Livro Vivo' 


Criado neste ano, Borges explica que o projeto "Livro Vivo" incentiva a valorização das obras que fazem parte do acervo bibliográfico físico e virtual da Uniube. "É uma maneira de aproximar os discentes de importantes obras, incentivar a leitura e contribuir para a formação de uma mentalidade inovadora", finaliza.


Vander Souza