Projeto incubado na Unitecne é aprovado em edital do programa Centelha/MG
Dez animais da fauna brasileira foram selecionados e estão em produção para os novos protótipos, que poderão ser lançados no mercado até o final de 2023
O projeto intitulado "Revestimento Lúdico para Vacinas em Crianças", desenvolvido pela Profa. Dra. Maria Angélica Hueb de Menezes e pelo Prof. Dr. Fernando Hueb de Menezes, obteve aprovação no edital final do Programa Centelha/MG 2023. Esse programa tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora, além de oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Em Minas Gerais, o programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
O projeto foi criado em 2016 e obteve a concessão da patente em 2020. Seu objetivo é minimizar o medo das crianças durante a vacinação. "A estratégia de lançamento envolve parcerias com empresas de produção, distribuição e marketing, que estão sendo estabelecidas. Além disso, contaremos com o apoio do programa. É extremamente gratificante ter um projeto aprovado, pois além de possibilitar a continuidade do desenvolvimento, também nos oferece mentorias e treinamentos que enriquecem nosso conhecimento sobre a transformação da ideia em um produto. É uma sensação de estar no caminho certo e de ter o reconhecimento pelo trabalho realizado", comemora a Profa. Dra. Maria Angélica Hueb de Menezes, autora do projeto.
Durante o processo de incubação na Unitecne, a coordenadora Dionir Andrade afirmou que a professora Maria Angélica recebeu consultorias, capacitações e orientações. "Além disso, a Unitecne proporcionou todo o apoio para a abertura da empresa INOPREV Inovação e Tecnologia Ltda, bem como para a solicitação do registro da marca da empresa, dos produtos e do desenho industrial das dez mascotes. A professora também recebeu orientações para participar de editais de fomento, como o Catalisa ICT e o Centelha. Graças ao apoio da incubadora, foi possível avançar e consolidar uma ideia para um modelo de negócio. O apoio do Centelha será concedido na forma de recursos financeiros não reembolsáveis para aprimoramento e validação, juntamente com bolsas de fomento, que serão essenciais para aprimorar e validar o projeto, permitindo o lançamento do produto no mercado ainda em 2023", avalia.
O projeto
O Revestimento Lúdico para Vacinas em Crianças consiste em dispositivos em formato de animais da fauna brasileira, fabricados com biopolímero flexível, retrátil, descartáveis e atóxicos, que possuem cheiro de tutti-frutti. Esses dispositivos se ajustam e escondem a seringa e a agulha durante a vacinação. Ao final do procedimento, a criança recebe a mascote como uma recompensa. Assim como o Zé Gotinha se tornou um marco na história da vacinação infantil, o objetivo do revestimento lúdico é incentivar a cobertura vacinal, que atualmente é insuficiente no Brasil, aumentando o risco de ressurgimento de doenças que haviam sido erradicadas no país devido à falta de interesse e à busca pelas vacinas.
Além disso, será fornecido um folder com informações educativas sobre a importância da vacinação e a preservação da fauna brasileira. Um QR CODE também estará disponível, permitindo que a criança acesse uma plataforma digital e participe de jogos virtuais, filmes e histórias educativas relacionadas às vacinas, desenvolvidos em parceria com os cursos de Tecnologia da Informação (TI) da Uniube.
Equipe
A equipe responsável pelo projeto é composta pela Profa. MSc. Dionir Andrade (coordenadora da Unitecne), Thiago Borba Oliveira (TI Uniube), Prof. MSc. Júlio Almeida Borges (Uniube Uberlândia) e Profa. Dra. Erika Calvano Kuchler (docente e pesquisadora da Uniube e da Universidade de Regensburg, na Alemanha).
Clique aqui e confira o resultado.