Projeto "Escola Sustentável", da Unitecne, é selecionado no Edital da Água 2022 | Acontece na Uniube

Projeto "Escola Sustentável", da Unitecne, é selecionado no Edital da Água 2022

02 de agosto de 22

Mais um projeto da Uniube, desenvolvido pela Incubadora de Empresas (Unitecne), em parceria com o Instituto Aondê, foi aprovado para participar do "Edital da Água 2022", da empresa Mosaic Fertilizantes. Desta vez, o trabalho que fará parte da ação e receberá as iniciativas propostas pela empresa é o projeto "Escola sustentável, comunidade saudável: coleta da água da chuva e educação socioambiental em Escola Pública do bairro Jardim Uberaba, em Uberaba/MG".

A coordenadora da Unitecne e professora à frente do projeto, Dionir Andrade, conta que ter essa oportunidade de participação no Edital da Água 2022, aumenta a visibilidade tanto dos trabalhos incubados na Instituição, como da atuação e compromisso da Incubadora com as ações desenvolvidas no município de Uberaba. "A proposta se constitui em uma oportunidade ímpar para que a Uniube, por meio de atividades extensionistas, possa extravasar os muros da universidade e contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável de nossas futuras gerações", compartilha.

Ao todo, 58 projetos de todo o país foram inscritos no Edital da Água deste ano, 17 apenas do estado de Minas Gerais. Entre os aprovados para participar da ação, a Mosaic Fertilizantes classificou 27 trabalhos, sendo apenas 15 aprovados. O programa nacional da empresa tem como objetivo investir em um projeto social e podendo investir até R$ 45 mil para crescimento do programa. "Os projetos selecionados são implementados com esse apoio financeiro do Instituto Mosaic, que tem como missão apoiar transformações socioeconômicas nos territórios em que está presente", conta Dionir.

O projeto da Unitecne

A atividade proposta em 2022, denominada "Escola Sustentável", foi elaborado coletivamente pela professora Dionir Andrade; a bolsista da Fapemig e membro da Unitecne, Karina da Costa Sousa Lima; e o professor Plauto Riccioppo Filho, coordenador do Núcleo de Práticas de Engenharias, Informática e Arquitetura da Uniube (Nupeia). O centro educacional que conduzirá o projeto é a Escola Municipal Maria Lourencina Palmério, no Bairro Jardim Uberaba.

Ainda segundo os líderes do projeto, a escolha da escola se deu pela localização dela no município de Uberaba, principalmente. Além disso, a instituição também terá o propósito de dar continuidade ao projeto desenvolvido em 2021. "A Escola Lourencina Palmério irá realizar uma série de atividades extensionistas com a comunidade. Nossa justificativa para a escolha da instituição foi pelo fato do Bairro Jardim Uberaba requerer ações propositivas e educativas, que visem melhorar o uso e reuso adequado da água, produção sustentável de alimentos e qualificação das mulheres e meninas da comunidade", comenta Dionir.

A bolsista da Fapemig, Karina Sousa, conta que o objetivo principal do projeto "Escola Sustentável" é realizar ações para o gerenciamento de recursos hídricos no ambiente escolar. "Dentro da escola escolhida serão promovidas ações de sustentabilidade, implantação de sistema de coleta e reuso de água da chuva, horta orgânica e jardim polinizador, e capacitação de mulheres da comunidade com minicursos de artesanato, manicure e pedicure, depilação e empreendedorismo", explica Karina.

A "Escola Sustentável" será realizada na Escola Lourencina Palmério por 12 meses e contará com a participação de todos os alunos, professores e comunidade local. Os parceiros que estarão envolvidos com a Unitecne e a Uniube na execução do projeto são a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio das Secretaria de Educação, de Meio Ambiente, e da CODAU e da Funel; o Instituto Ambiental Aondê;  a Empresa Júnior Meet Jr Uniube; a Cooperativa de Recolhedores de Recicláveis de Uberaba - Cooperu, responsável pelo recolhimento de resíduos recicláveis na escola; e a Câmara de Vereadores de Uberaba.