Projeto de recuperação ambiental no Córrego da Saudade é finalizado neste sábado (04) | Acontece na Uniube

03 de junho de 22

A Incubadora de Empresas da Uniube, Unitecne, realizará, no próximo sábado (04), um evento simbólico para marcar o encerramento das atividades do Projeto de Recomposição Florestal da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego da Saudade. A ação foi desenvolvida pelo Instituto Ambiental Aondê, em parceria com a Incubadora de Empresas da Uniube, a Unitecne, e teve o objetivo de revitalizar as áreas ligadas ao Córrego da Saudade, afluente do Rio Uberaba. O evento será realizado no bairro Jardim Uberaba, às 08h30, e contará com a instalação de uma placa com o nome do projeto no local.

O projeto atendeu uma área vulnerável da cidade, em um bairro periférico. Ele foi um dos aprovados para participar do Edital da Água, da empresa Mosaic Fertilizantes, em junho do ano passado. A área recomposta está localizada às margens de um trecho do Córrego da Saudade e se encontrava em estado de degradação, principalmente, com acúmulo de lixo e entulho em pontos específicos. Também, no local, foi verificado um crescimento descontrolado de vegetação arbustiva e rasteira, poluição do córrego pelo deságue de esgoto e ausência da mata ciliar em proporções adequadas. Esses problemas poderiam causar, além dos óbvios danos ambientais - como a degradação do recurso hídrico e do solo -, prejuízos à população, que sempre demonstrou motivação para que a área fosse requalificada/recuperada.

"Este projeto representa um primeiro passo para a estruturação do Parque Linear Grande Horizonte, previsto no Plano Diretor do Município de Uberaba, servindo, ainda, como referência para a recomposição e revitalização de áreas verdes e áreas de preservação permanente urbanas localizadas em outros pontos da cidade, que se encontram nas mesmas condições em que o Parque da Saudade se encontrava no início do projeto", esclarece uma das fundadoras do Instituto Aondê, Karina da Costa Sousa Lima.

Também foram parceiros: a empresa PMG Ambiental, a Vereadora Rochelle e a Prefeitura de Uberaba, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, Funel e a Codau. "No dia do evento, vamos realizar a entrega simbólica do projeto à comunidade e a inauguração da pista de caminhada, com a realização da Caminhada Educativa.  Haverá também atividades recreativas para crianças (escorregador inflável, camas-elásticas) e degustação de pipoca, algodão-doce e frutas. O evento é aberto a toda a comunidade do bairro Jardim Uberaba, além dos parceiros", pontua a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.