Projeto de Recomposição Florestal da Uniube realiza plantio de 350 mudas de árvores em APP | Acontece na Uniube

09 de fevereiro de 22

O Projeto de Recomposição Florestal da APP do Córrego da Saudade realizou, nesta terça-feira (08), um evento simbólico para iniciar o plantio de 350 mudas de árvores frutíferas e plantas do cerrado. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Ambiental Aondê, em parceria com a Incubadora de Empresas da Uniube, a Unitecne, com recursos do Edital da Água 2021, da Mosaic Fertilizantes. Ele tem o objetivo de revitalizar as áreas ligadas ao Córrego da Saudade, afluente do Rio Uberaba, no bairro Jardim Uberaba.

O plantio visa aproveitar o período chuvoso, que favorece o desenvolvimento das mudas. Além dessa ação, o projeto visa também promover a estruturação de horta comunitária; construção de pista de caminhada; cursos de capacitação inerentes à educação ambiental e curso de fotografia de observação dos pássaros que habitam a área de preservação permanente. "Com o plantio queremos recompor a área de preservação permanente deste trecho do Córrego da Saudade e também inserir frutíferas do cerrado no entorno. Esse é um passo para alcançar o objetivo do projeto, que é contribuir para a qualidade ambiental da área a ser revitalizada e do bairro como um todo, pois a comunidade local terá um espaço de lazer, de convivência e de contato com a natureza", pontua a coordenadora da Unitecne, Dionir Andrade.

São parceiros na execução do Projeto a PMU - Secretaria de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos, a Associação dos Moradores do Bairro Jardim Uberaba e o Codau. Nessa ação de plantio de mudas, o projeto contou também com a parceria da PMG Ambiental por meio da doação de 50 mudas de frutíferas e nativas.  "Em nome de toda a equipe da PMG Ambiental LTDA parabenizo a belíssima ação realizada pela Uniube junto ao bairro Jardim Uberaba. Ela trouxe inspiração para a nossa empresa, unindo-nos e mobilizando a contribuir para a recuperação das áreas verdes, que trará vários benefícios sociais e ambientais para a nossa querida cidade de Uberaba. As árvores são essenciais para a nossa atmosfera, assim como para a nossa biosfera, por isso nossa política de responsabilidade social e nossos compromissos de sustentabilidade nos convergem a sempre contribuir para este tipo de ação. Parabéns a todos os organizadores", pontua a diretora da PMG Ambiental, Adriana Cardoso.

O encontro contou com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes; da coordenadora da Extensão da Uniube, Maria Theresa Laguna; da coordenadora da Unitecne. Dionir Andrade; do gerente de relações institucionais da Mosaic, Luiz Maurício Pereira; da PMG Ambiental, Rosan Fuentes; de uma das fundadoras do Instituto Aondê, Karina da Costa Sousa Lima; da associação de moradores do bairro; de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e da vereadora Rochelle Gutierrez. "Ações como esta são essenciais para a preservação das nossas nascentes e redução dos danos climáticos causados ao planeta. É essencial preservamos nossa morada", comentou a vereadora em redes sociais.