Projeto de professora da Uniube está entre os finalistas no Prêmio Euro Inovação na Saúde | Acontece na Uniube

Projeto de professora da Uniube está entre os finalistas no Prêmio Euro Inovação na Saúde

12 de junho de 23
1 / 1

O Prêmio Euro Inovação na Saúde reconhece grandes inovações da área médica e incentiva o desenvolvimento de soluções que transformam vidas


O projeto da professora do curso de Medicina da Uniube, Dra. Fernanda Oliveira Magalhães, está entre os 60 finalistas do Prêmio Euro Inovação na Saúde. Mais de 700 trabalhos foram inscritos, de 17 países da América Latina, e há a previsão de $1 milhão e 50 mil euros em prêmios para 12 vencedores. Fernanda é médica, especialista em Endocrinologia e Metabologia, professora universitária e coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e do Hospital Regional José Alencar (HRJA).


O estudo teve início em 2005. Em 2009 foi solicitado o pedido de patente, e em 2022 o projeto foi aprovado pelo edital universal da FAPEMIG, contando com uma verba de 56 mil reais. "Temos atualmente 18 anos de desenvolvimento do projeto Desenvolvimento de Fitoterápico para Tratamento de Diabetes Mellitus e Obesidade. Tudo começou com a ideia de um aluno da medicina, na época, de estudar uma planta que popularmente é usada para o tratamento de diabetes e que ajudava também na perda de peso. O projeto ainda está em fase experimental, nós temos relatos de casos de uso espontâneo dessa planta em indivíduos diabéticos com excelente resultado, com normalização dos índices glicêmicos com perda de peso e normalização de colesterol e triglicérides, mas até o momento nós estudamos em modelo animal de diabetes tipo 1 com excelentes resultados, com diminuição da glicemia, com melhora dos lípides, e no momento estamos desenvolvendo o modelo animal de diabetes tipo 2", conta a médica.


Atualmente, o projeto estuda duas plantas: Plathymenia reticulata e NIM (Indiana). "O estudo está em andamento e os animais estão sendo tratados com o extrato dessas plantas. Até o momento, nós observamos que a Plathymenia é excelente para diminuir a glicemia, e o NIM é muito bom para o controle de peso e aumentando a ingesta alimentar dos animais", explica.  


Os prêmios serão concedidos aos três primeiros lugares nas categorias "Inovação tecnológica aplicada à saúde", "Inovação em terapias", "Inovação em processos relacionados à saúde" e "Inovação social e sustentabilidade em saúde". "A perspectiva de ser um dos ganhadores do Prêmio Euro nos faz pensar em realmente desenvolver um produto fitoterápico. Se nós ganharmos o prêmio, não será só um prêmio financeiro, vai nos ajudar a entrar em contato com parcerias, a tentar fazer transferência de tecnologia de todos esses estudos que nós estamos desenvolvendo nesses 18 anos de pesquisa, mas também concretizar o desenvolvimento do primeiro fitoterápico para o tratamento de diabetes e de obesidade que se conhece. Até o momento, nós não temos nenhum produto fitoterápico comprovadamente que trata o Diabetes Mellitus ou Obesidade. A Diabetes mellitus é uma doença crônica muito prevalente, com morbidade e mortalidade altas, pois é uma doença que leva a várias complicações com limitações e qualidade de vida. A obesidade hoje é uma epidemia mundial, afinal, é uma doença crônica que pode levar a uma série de comorbidades, ou seja, uma série de alterações que comprometem muito a saúde. O desenvolvimento de um fitoterápico pode se concretizar com esse prêmio", pontua.


votação acontece até o dia 27/06, porém, apenas médicos(as) podem participar. Os vencedores serão divulgados entre agosto e setembro desse ano. "Nossa equipe está muito feliz com o reconhecimento de todo esse trabalho, foi muito significativo a seleção, que foi técnica até o momento, e agora a escolha dos 12 vencedores é através de votação dos médicos desses 17 países da América Latina. Contamos com o apoio desses profissionais da nossa região, dos médicos que conhecem a iniciativa e conhecem o nosso trabalho, para realmente conseguirmos ser um dos finalistas, e quem sabe vencedores desse grande prêmio", finaliza.


Pedido de patente: 


Inventores: Fernanda Oliveira Magalhães; Elisabeth Uber-Bucek; Patrícia Ibler Bernardo Ceron e Thiago Fellipe Name
Equipe de pesquisadores: Fernanda Oliveira Magalhães; Patrícia Ibler Bernardo Ceron; Geraldo Thedei Júnior; Isabel Cristina Resende Lopes; Mauro Begnini e José Roberto Dellalibera Finzer