Projeto de Extensão traz Hemocentro para a Universidade de Uberaba | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão traz Hemocentro para a Universidade de Uberaba

25 de maio de 17

A Uniube receberá mais uma vez o Hemocentro Regional de Uberaba, no campus Aeroporto, para o cadastro de medula óssea e doação de sangue. A ação é promovida pelos integrantes do Projeto de Extensão Amizade Compatível em conjunto com o Programa Institucional de atividades complementares (PIAC) e irá acontecer no dia 1º de junho, no bloco S das 13h30 às 17h30.

A ação visa conscientizar colaboradores e universitários sobre a importância da doação voluntária de sangue e promover um momento em que as pessoas possam realizar esta doação. “Esta parceira Hemocentro e Uniube é de grande importância pois além da conscientização dos jovens universitários, nos ajuda a manter nossos estoques e atender nossa demanda. Contamos também com o Projeto Amizade Compatível, que muito tem colaborado com nosso trabalho de mobilizar e enviar candidatos a doação até o Hemocentro”, afirma Ieda Alves de Souza, responsável pela captação e cadastro no Hemocentro.

Aqueles que quiserem doar sangue, deverão almoçar e aguardar três horas após o almoço para realizar a doação. “Quem está pensando em doar às 13h30, tem que fazer um horário de almoço mais cedo com uma refeição mais leve. Quando o doador chegar, ele tem que apresentar o documento original com foto e pegar uma senha, e a partir daí fará um cadastro simples. Vai passar por uma triagem em conversa com um profissional da saúde e se ele estiver apto a doar sangue, ele fará a doação naquele momento”, explica a coordenadora de extensão professora Maria Theresa Cerávolo Laguna.

Para a doação de sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais que 50kg e estar alimentado pela manhã, esperando 3h após o almoço para doar. Não podem doar sangue aqueles que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 24 horas, moraram ou viajaram para áreas endêmicas nos últimos 12 meses, mulheres grávidas ou em período de amamentação, usuários de drogas, pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses e aqueles que receberam transfusões de sangue há menos de um ano. “Temos a previsão de receber cerca de 100 candidatos para a doação, e em todas as campanhas já realizadas obtivemos sucesso”, completa Ieda.

Podem se cadastrar para a doação de medula óssea a pessoa que se encontra com um bom estado de saúde e que tenha entre 18 e 55 anos. Não podem doar pessoas que tiverem doenças autoimune, cardíacas e riscos de portar DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Neste caso será coletado uma amostra de 5 ml que será encaminhada para o Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).