Projeto de Extensão Jardim de Aromas realiza ação de aromaterapia no Instituto Maria Modesto | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão Jardim de Aromas realiza ação de aromaterapia no Instituto Maria Modesto

03 de dezembro de 25
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Alunos da Uniube, participantes do projeto de extensão Jardim de Aromas, realizaram, sob supervisão da professora Tatiana Reis, uma ação sobre o uso da aromaterapia, práticas sensoriais e dinâmicas de saúde e bem-estar com os colaboradores e pacientes do Instituto Maria Modesto (IMM). 


Durante a ação, os pacientes receberam papel e caneta para escrever uma frase ou uma palavra que representasse o sentimento daquele momento. Em seguida, houve a troca dos papéis, e cada paciente leu e interpretou a mensagem sorteada. Além da dinâmica, foi promovido um café da tarde, que contribuiu para um ambiente acolhedor e descontraído. 


A coordenadora do projeto, Tatiana Reis, ressalta a importância de proporcionar um espaço de escuta ativa e fortalecimento de vínculos. "Utilizamos diversos óleos na ação, como o de laranja, inalado de forma direta para favorecer o relaxamento e o bem-estar, por meio da sensação olfativa e da recordação de bons momentos. Os pacientes se envolveram e demonstraram interesse em compartilhar as vivências. Sem dúvidas, a interação estabelecida foi marcada por respeito, carinho e aprendizado mútuo", destaca. 


A acadêmica, Ana Beatriz Borges Silva, comenta o impacto positivo da iniciativa. "São pessoas que, de certa forma, sofrem preconceito da sociedade e precisam de um olhar mais humano. Foi possível perceber que a atividade os deixou mais felizes, e o relato da enfermeira confirmou isso. Ela mencionou que, em finais de semana e feriados, os pacientes ficam muito ociosos, e ações como a que realizamos funcionam como uma terapia que ajuda e complementa os tratamentos medicamentosos", pontua. 


A coordenadora do curso de Enfermagem, Dayana Pousa Siqueira Abrahão, complementa ao enfatizar a contribuição da vivência para a formação acadêmica. "Essas experiências permitem que os alunos compreendam de perto a complexidade do cuidado em saúde mental, desenvolvam empatia, escuta qualificada e segurança na abordagem ao paciente psiquiátrico. Isso contribui para um atendimento mais humano e integrado na prática profissional", conclui. 


Pâmela Rita