Projeto de Extensão da Uniube promove Natal Solidário em lar de acolhimento de idosos | Acontece na Uniube

Projeto de Extensão da Uniube promove Natal Solidário em lar de acolhimento de idosos

18 de dezembro de 23
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Os alunos do Projeto de Extensão da Uniube "Velho Amigo" participaram, no sábado (16), de uma ação de Natal Solidário no Lar Lição de Vida. Durante o encontro, os graduandos realizaram um café da manhã especial e distribuíram doações para os quase 50 idosos acolhidos.


Segundo Gustavo Santana Fonseca Caetano Dias, do 5º período de Medicina, o intuito da ação foi levar, de maneira humanizada, um momento de carinho e atenção e interação humana dos alunos com os idosos. Cerca de 14 membros do Projeto estiveram na visita. "Levamos presentes de Natal conforme os desejos e necessidades dos idosos que estão no Lar de Acolhimento ao Idoso Lição de Vida. Atualmente, são aproximadamente 50 idosos e os integrantes do projeto conseguiram arrecadar, mediante doações da comunidade, os presentes para todos eles. Além disso, também foi feito um delicioso café da manhã, bem como outras atividades para tornar o dia mais especial, como um bingo e música ao vivo", declarou.


O "Velho Amigo" é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de auxiliar e amparar os idosos, bem como proporcionar a interação humana dos alunos como forma de desenvolvimento do cuidado com o processo do envelhecimento. Participam do projeto alunos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.


"Por meio de encontros semanais, desenvolve-se uma relação afetiva e aprofundamento do conhecimento das histórias de vida individuais que fortalecem a empatia e o significado de simples gestos de atenção para a cura ou alívio de dores. Tem se mostrado, neste momento atual, como um ponto de apoio importante para a saúde mental de cada um dos participantes. Delineamos para o próximo ano: desenvolver suporte aos cuidadores, suporte aos encaminhamentos médicos, organização dos diversos medicamentos usados por cada um e pesquisa da história individual de cada abrigado com a finalidade de resgatar habilidades passadas. Apoio institucional e individual contando com as enormes possibilidades da Universidade", explica o coordenador do projeto, professor do curso de Medicina da Uniube, Sylas Scussel Junior.


Luiz Henrique Cruvinel