Projeto de Extensão da Uniube promove atividades de alongamento para a comunidade | Acontece na Uniube

09 de setembro de 19

Os alunos dos cursos de Fisioterapia e Educação Física da Uniube realizam, semanalmente, atividades pelo projeto de extensão Alongue-se. A ação tem o objetivo de promover exercícios de alongamento, visando o bem-estar, melhoria da flexibilidade, reeducação postural, alívio e desconfortos musculares. O projeto é aberto à comunidade e os exercícios são realizados às terças e quintas-feiras, no período das 17h às 18h, na sala T09, no Campus Aeroporto.

O projeto Alongue-se é coordenado pela professora do curso de Educação Física, Adriana Aprile. Os alunos integrantes são responsáveis pelo planejamento das atividades e gerenciamento das escalas semanais dos exercícios. Para o melhor compartilhamento do aprendizado adquirido com o projeto, são realizados grupos de estudos em que os universitários apresentam artigos com o tema de flexibilidade e alongamento.

Para a coordenadora, o projeto é benéfico tanto para o aluno quanto para a comunidade. “Esse projeto desenvolve no aluno habilidades técnicas que permitem aplicar na prática o conhecimento teórico adquirido ao longo do curso. Para a comunidade, o projeto possibilita um momento de convívio com os alunos e com as atividades desenvolvidas por eles”, destaca a professora Adriana.

A prática do alongamento promove o relaxamento, previne os encurtamentos musculares, melhora a postura e estimula o convívio social. A professora Rosana Castejon é uma das participantes das atividades, e afirma que decidiu participar devido à necessidade de conquistar um equilíbrio físico e emocional. “Ao trabalhar o corpo, a mente também se beneficia.  Acredito que toda atividade física deve ser prazerosa e contínua, e essa é uma das propostas do projeto Alongue-se”, comenta.

A aluna de Fisioterapia, Paula Virgínia, confirma a importância da atividade destacada pela professora Adriana. “Por ser dentro da Universidade, o projeto se torna mais acessível, possibilitando que os alunos desenvolvam habilidades para dar aulas e se sintam confortáveis em situações que se tornarão rotineiras após a formação”, pontua.

Inscrições

As aulas do projeto Alongue-se começaram no dia 06 de agosto e a estimativa de público é de 30 vagas. A inscrições para o segundo semestre já estão disponíveis e são feitas na secretária do curso que fica localizada no bloco T do Campus Aeroporto. A inscrição é feita presencialmente, 10 minutos antes do início da aula. Para mais informações, ligue 3319-8833.