Projeto de extensão da Uniube é apresentado em congresso internacional realizado em El Salvador | Acontece na Uniube

Projeto de extensão da Uniube é apresentado em congresso internacional realizado em El Salvador

18 de novembro de 25
1 / 1

Evento híbrido reuniu estudantes das áreas da Saúde de diferentes localidades do mundo com interesse em compartilhar projetos de pesquisa, atividades extensionistas ou de impacto social e reflexões sobre ética profissional


No final do mês de outubro, o projeto de extensão da Uniube "Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver" foi apresentado no II Congresso Internacional de Estudantes da Saúde (CIES) 2025 promovido em São Salvador, em El Salvador. 


O congresso teve como tema "Nova geração que transforma a partir da ciência com consciência ética" e reuniu estudantes das áreas da Saúde de diferentes localidades de todo o mundo com interesse em compartilhar projetos de pesquisa, atividades universitárias extensionistas ou de impacto social, além de promover reflexões sobre a ética profissional. 


Segundo a coordenadora do projeto de extensão da Uniube, Valeska Guimarães, que é membro da Comissão de Relações Internacionais (CORI) e do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade, o convite para a participação no congresso veio por meio do ERI. 


Participaram, juntamente com a coordenadora do projeto de extensão da Uniube, os alunos do curso de Medicina, Beatriz Pavan, Helio Mitsuo e Phelipe Augusto. "Nós participamos com o trabalho 'Street Store Amigos do Igor - Políticas Públicas y Reinserción de Personas Vulnerables en Brasil'. É um projeto para pessoas em vulnerabilidade social, em especial, pessoas em situação de rua. Estamos ativos desde 2016", diz Guimarães. 


"Ter a oportunidade de apresentar em um congresso internacional foi muito gratificante e desafiador. Apesar da barreira do idioma ter sido uma das preocupações, inicialmente, a questão mais desafiadora foi mostrar como o projeto atua e o que ele representa para pessoas com culturas e hábitos diferentes dos nossos", comenta o aluno do 8º período, Phelipe Augusto. 


O aluno do 5º período, Helio Mitsuo, conta que os extensionistas pensavam em participar de um congresso, mas não imaginava que seria internacional. "Foi divertido e diferente a parte de fazer a apresentação. Precisávamos apresentar em espanhol e a gente não tem tanta familiaridade com a língua, mas, mesmo assim, tentamos e conseguimos dar o nosso melhor para elaborarmos um trabalho digno que represente bem as ideias, as convicções e os objetivos do projeto."


A aluna do 8º período, Beatriz Pavan, destaca que eventos desse tipo contribuem para os avanços da área da Saúde. "Além disso, poder escrever e levar o reconhecimento do projeto de extensão 'Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver' a nível internacional foi uma das melhores conquistas como estudante de Medicina da Uniube e extensionista." 


"Foi uma experiência integradora na qual articulamos ciência, ética e ação social, divulgando o trabalho dos alunos extensionistas num cenário internacional no qual tiveram a oportunidade de reafirmar seu papel como agentes de mudança, comprometidos com o bem-estar humano, com uma visão jovem, sensível e crítica", finaliza Valeska Guimarães. 


O projeto de extensão 


"Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver" é um projeto de extensão da Uniube que nasceu em homenagem ao estudante de Medicina, Igor Lombardi, que faleceu em 2014, transformando o luto em solidariedade por meio de ações sociais de caráter variado. 


O projeto é voltado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, que vivem nas ruas. Nesse contexto, o trabalho dos voluntários consiste na arrecadação e doação de roupas, na promoção da saúde e na execução de políticas assistenciais com o intuito de compreender os anseios da população socialmente vulnerável. 


Vander Souza