Projeto de extensão da Uniube é apresentado em congresso internacional realizado em El Salvador
Evento híbrido reuniu estudantes das áreas da Saúde de diferentes localidades do mundo com interesse em compartilhar projetos de pesquisa, atividades extensionistas ou de impacto social e reflexões sobre ética profissional
No final do mês de outubro, o projeto de extensão da Uniube "Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver" foi apresentado no II Congresso Internacional de Estudantes da Saúde (CIES) 2025 promovido em São Salvador, em El Salvador.
O congresso teve como tema "Nova geração que transforma a partir da ciência com consciência ética" e reuniu estudantes das áreas da Saúde de diferentes localidades de todo o mundo com interesse em compartilhar projetos de pesquisa, atividades universitárias extensionistas ou de impacto social, além de promover reflexões sobre a ética profissional.
Segundo a coordenadora do projeto de extensão da Uniube, Valeska Guimarães, que é membro da Comissão de Relações Internacionais (CORI) e do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade, o convite para a participação no congresso veio por meio do ERI.
Participaram, juntamente com a coordenadora do projeto de extensão da Uniube, os alunos do curso de Medicina, Beatriz Pavan, Helio Mitsuo e Phelipe Augusto. "Nós participamos com o trabalho 'Street Store Amigos do Igor - Políticas Públicas y Reinserción de Personas Vulnerables en Brasil'. É um projeto para pessoas em vulnerabilidade social, em especial, pessoas em situação de rua. Estamos ativos desde 2016", diz Guimarães.
"Ter a oportunidade de apresentar em um congresso internacional foi muito gratificante e desafiador. Apesar da barreira do idioma ter sido uma das preocupações, inicialmente, a questão mais desafiadora foi mostrar como o projeto atua e o que ele representa para pessoas com culturas e hábitos diferentes dos nossos", comenta o aluno do 8º período, Phelipe Augusto.
O aluno do 5º período, Helio Mitsuo, conta que os extensionistas pensavam em participar de um congresso, mas não imaginava que seria internacional. "Foi divertido e diferente a parte de fazer a apresentação. Precisávamos apresentar em espanhol e a gente não tem tanta familiaridade com a língua, mas, mesmo assim, tentamos e conseguimos dar o nosso melhor para elaborarmos um trabalho digno que represente bem as ideias, as convicções e os objetivos do projeto."
A aluna do 8º período, Beatriz Pavan, destaca que eventos desse tipo contribuem para os avanços da área da Saúde. "Além disso, poder escrever e levar o reconhecimento do projeto de extensão 'Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver' a nível internacional foi uma das melhores conquistas como estudante de Medicina da Uniube e extensionista."
"Foi uma experiência integradora na qual articulamos ciência, ética e ação social, divulgando o trabalho dos alunos extensionistas num cenário internacional no qual tiveram a oportunidade de reafirmar seu papel como agentes de mudança, comprometidos com o bem-estar humano, com uma visão jovem, sensível e crítica", finaliza Valeska Guimarães.
O projeto de extensão
"Street Store - Amigos do Igor Lombardi Penhalver" é um projeto de extensão da Uniube que nasceu em homenagem ao estudante de Medicina, Igor Lombardi, que faleceu em 2014, transformando o luto em solidariedade por meio de ações sociais de caráter variado.
O projeto é voltado para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, que vivem nas ruas. Nesse contexto, o trabalho dos voluntários consiste na arrecadação e doação de roupas, na promoção da saúde e na execução de políticas assistenciais com o intuito de compreender os anseios da população socialmente vulnerável.
Vander Souza