Projeto da Unitecne é selecionado para programa de aceleração de negócios

26 de abril de 21
1 / 1

O Programa Eco Serra, um projeto de inovação e sustentabilidade incubado na Unitecne, a Incubadora de Empresas da Uniube, foi selecionado para participar do Programa Ideiaz, realizado pela InovAtiva Brasil, juntamente com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. Com a seleção, a startup receberá mentorias e consultorias, pelas próximas 10 semanas, com a intenção de aprimorar conhecimentos para a inserção no mercado.


O Programa Eco Serra foi criado em novembro de 2020 e incubado em março deste ano. A iniciativa tem como objetivo principal atuar no gerenciamento de resíduos sólidos recicláveis na cidade de Serra do Salitre (MG), com a criação de um eco mercado ambulante, que trocará material reciclável por verduras, frutas e legumes e, com isso, proporcionar à população uma alimentação mais saudável, reduzindo os impactos ambientais do descarte irregular dos materiais.


Segundo a engenheira ambiental e autora do projeto, Nadine Leal, a participação no Ideiaz contribuirá com os processos para a inauguração da startup, que tem estreia prevista para junho de 2021.  "Estou recebendo mentorias maravilhosas e fazendo uma grande rede de contatos com diversos profissionais. A minha expectativa é que o Programa Eco Serra consiga sair com seu MVP (Minimum Viable Product ou Produto Minimamente Viável, em português) estruturado e se torne uma startup na área de gerenciamento de resíduos", compartilha Nadine.


De acordo com a coordenadora da Unitecne, a professora Dionir Andrade, essa é mais uma vitória para a Universidade de Uberaba e mais uma oportunidade de mostrar a grandeza dos projetos de inovação incubados na Unitecne. "Estamos muito felizes e buscando sempre aprimorar os nossos processos de apoio a negócios de impacto. Além de mostrar que a Uniube e Unitecne apoiam esse tipo de projeto e contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que representam o plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome", explica.


Dionir explica que esse é segundo ano seguido que a Unitecne é representada com projetos voltados para o meio ambiente e sustentabilidade, e comemora o crescimento das empresas e o reconhecimento dos projetos de impacto. "Temos muito a comemorar: em 2020, a Unitecne foi premiada no Programa de Incubação e Aceleração de Impacto, promovido pelo ICE, Anprotec e Sebrae, com o projeto 'Ciclo Sustentável'.  Nesse ano, o projeto 'Eco Serra' foi selecionado por uma plataforma de inovação que é referência no apoio a essa modalidade de negócios", conclui a coordenadora.