Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube promove aula inaugural com a participação de professora da UFOPA
Além dos estudantes de Mestrado e Doutorado, participaram pesquisadores e professores do PPGE, egressos da Universidade e pesquisadores e coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação de Uberaba e região
No último dia 20 de agosto, quase 100 pessoas participaram de uma aula inaugural online promovida pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Uniube para dar início ao semestre letivo dos alunos de Mestrado e Doutorado da Universidade.
Com o tema "Horizontes da Pós-Graduação em Educação: quadriênio 2025-2028", a aula promovida pelo PPGE da Uniube foi ministrada pela professora e doutora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Maria Lília Imbiriba Colares.
A docente, que também é vice-coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd Nacional) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPed), foi convidada para ministrar a aula pelo coordenador do PPGE da Uniube, Tiago Zanquêta, que foi o mediador do encontro.
Conforme explica Zanquêta, além dos estudantes de Mestrado e Doutorado da Uniube, a aula contou com a participação de pesquisadores e professores do PPGE, egressos da Universidade e pesquisadores e coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação de Uberaba e região.
O coordenador do PPGE da Uniube destaca que a aula trouxe inspiração e direcionamento estratégico para o programa, apontando caminhos para os próximos quatro anos, uma vez considerados os novos indicadores avaliativos do ciclo quadrienal 2025-2028 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Zanquêta ressalta ainda a trajetória acadêmica e de liderança de Colares que, segundo o coordenador do PPGE da Uniube, a coloca em posição estratégica para refletir sobre os rumos da Pós-graduação em educação no Brasil.
"Além de sua experiência na consolidação de programas em contextos desafiadores, como na Amazônia, a professora traz a perspectiva de cooperação inter-regional e internacional, dialogando com os desafios de qualidade, inserção social e internacionalização."
De acordo com o coordenador do PPGE da Uniube, essa aula inaugural é mais uma ação que reforça o propósito do programa em proporcionar aos alunos um ensino de excelência, baseado em um preparo acadêmico crítico e atento às questões que envolvem a educação na atualidade.
"O programa reafirma, assim, seu compromisso em oferecer uma formação acadêmica crítica, inovadora e socialmente referenciada, dialogando com os grandes desafios educacionais da região, do Brasil e do mundo, especialmente no eixo Sul-Sul, considerando-se a América Latina", conclui Tiago Zanquêta.
Vander Souza