Programa de Desenvolvimento Docente promove palestra sobre Estratégia Colaborativa | Acontece na Uniube

23 de outubro de 18

O Programa de Desenvolvimento Docente (PDD) da Pró-Reitoria de Ensino Superior da Uniube promoveu o segundo Relato de Experiência por meio da proposta de formação docente. Os relatos se remetem à Utilização de Metodologias Ativas aplicadas pelos docentes em sala de aula e em outros espaços de aprendizagem.

A palestra foi ministrada pelo professor Luiz Carlos dos Reis, que apresentou o uso do TBL: Estudo Orientado em Grupo – Experiência no Curso Médico. “O relato do       professor Luiz Carlos mostrou de forma clara a utilização do TBL junto aos alunos do 2º ao 8º período do curso de Medicina, o que em muito contribuiu para o conhecimento e compreensão dos docentes participantes sobre esta metodologia”, explica a professora, coordenadora do programa, Lilian Biagioni de Lima.

O que é TBL?

Team Based Learning ou aprendizagem baseada em equipes, como o próprio nome indica, é uma estratégia de ensino colaborativa aplicada em grupos. O objetivo é que cada aluno tente entender individualmente os conceitos ensinados em sala de aula e reforce o aprendizado pela realização de atividades colaborativas com os demais colegas.