Professores dos cursos de TI da Uniube realizam palestra na Escola Estadual Aurélio
Nesta quinta-feira (14/08), os docentes dos cursos de Tecnologia da Informação da Uniube, Luiz Paiva e Matheus Valente, promoveram uma palestra para os alunos da Escola Estadual Aurélio Luiz da Costa, com o objetivo de aproximar os estudantes do universo de TI e apresentar as oportunidades que a área oferece.
Durante o encontro, os professores explicaram como as graduações em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Inteligência Artificial e Ciência de Dados, se conectam às demandas atuais do mercado de trabalho.
O coordenador de TI da Uniube, Luiz Paiva, afirma que ações como essa contribuem para a escolha profissional dos estudantes. "O momento de decidir a profissão é também o momento de sonhar alto. Ao conhecer as oportunidades, eles conseguem ter uma decisão mais consciente e segura. O futuro começa com as escolhas que fazemos hoje", ressalta.
O docente, Matheus Valente, responsável por abordar sobre o tema de Análise de Dados, destacou a relevância da área na transformação de informações em decisões estratégicas. "Em um mundo cada vez mais digital, quem domina dados tem o poder de prever comportamentos, otimizar processos e resolver problemas com base em evidências. Essa habilidade é muito valorizada em setores como Marketing, Saúde, Logística, Tecnologia, Finanças e Educação, entre outros", pontua.
Além das palestras, os alunos puderam conhecer projetos desenvolvidos pela Universidade, como análise de evasão escolar, algoritmos de sistemas de formigas, sistemas de recomendação de vendas e integração com o HubSpot e ferramentas de CRM.
Para a docente da escola, Anna Laura Ferreira, essa experiência ampliou a visão dos alunos em relação às possibilidades de trabalho. "Sem dúvidas, esse encontro apresentou um universo de oportunidades, aumentou o repertório dos alunos e permitiu compreender elementos presentes no dia a dia deles. A palestra complementou o que trabalhamos em aula e mostrou que a tecnologia está em tudo, não apenas nas redes sociais", finaliza.
Pâmela Rita