Professores do NPJ da Uniube participam de curso sobre ITCD

12 de fevereiro de 20
1 / 1

Os professores do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade de Uberaba (Uniube) participaram de um curso de atualização do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), responsável pelo recebimento de doações ou heranças (transmissão hereditária ou testamentária).  O curso aconteceu na última semana e foi ministrado por servidores da Receita Estadual que explicaram como realizar o imposto via internet.


A coordenadora do NPJ e professora do curso de Direito, Maria Angélica, afirma que as informações adquiridas foram um diferencial para os mestres e alunos. “É importante o curso para que possamos nos atualizar sobre as mudanças ocorridas e assim ensinar aos nossos alunos, futuros profissionais do direito, como fazer estas declarações via internet”, pontua a docente.


O NPJ


Mais de 7.600 pessoas foram beneficiadas pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade de Uberaba (Uniube) somente em 2019. O órgão é responsável pelo atendimento à comunidade de baixa renda em todas as áreas do Direito e serve como campo prático para os alunos dessa graduação. O Núcleo é destacado na Portaria nº1886, de dezembro de 1994, que evidencia as diretrizes curriculares e conteúdos mínimos dos cursos de Direito.


Os estágios são supervisionados por professores da universidade e realizados por estudantes a partir do 7º período. “Primeiro, o aluno começa no estágio simulado, simula atendimentos, a realização de peças e instrumentos. Depois, no último ano, começa a atender a população, que é nosso cliente, em todas as áreas do Direito”, explica a coordenadora Maria Angélica.