Professores da Uniube são citados em ranking de pesquisadores mais produtivos e influentes do mundo | Acontece na Uniube

26 de novembro de 21

Ao todo, 23 professores e pesquisadores da instituição apareceram no ranking divulgado pela AD Scientific.

Um ranking internacional divulgado neste mês pela AD Scientific levantou nomes dos pesquisadores mais produtivos e influentes do mundo. Ao todo, 23 pesquisadores e professores da Uniube foram citados no ranking, que avaliou a performance científica e produtiva dos cientistas, a partir de pesquisas publicadas em revistas científicas internacionais.

Os 23 destaques foram com pesquisadores nas áreas da Saúde, Educação, Veterinária e Engenharias. São eles: Alberto Borges Peixoto; Ana Paula Ayres Oliveira; André Luís Teixeira Fernandes; César Penazzo Lepri; Denise Bertulucci Rocha Rodrigues; Denise Tornavoi de Castro; Endrigo Gabellini Leonel Alves; Euclides Antônio Pereira de Lima; Geraldo Thedei Jr.; Gilberto Antonio Borges; Ian Martin; João Paulo Silva Servato; José Roberto Delalibera Finzer; Marcelo Rodrigues Pinto; Marcelo Sivieri De Araújo; Mauricio Scoton Igarasi; Renata Oliveira Samuel; Ruchele Dias Nogueira; Sanivia Aparecida De Lima Pereira; Selva Guimarães; Thiago Assunção Valentino; Vinícius Rangel Geraldo Martins e Wenceslau Gonçalves Neto.

A lista foi elaborada pela AD Scientific e contou com diversos critérios de análise, como o número de publicações do pesquisador em sua carreira, o número de publicações nos últimos cinco anos e o número de citações a partir desses trabalhos, de acordo com dados coletados em banco de dados, como o "Google Acadêmico". Ao todo, foram coletados dados de mais de 700 mil pesquisadores, em quase 12 mil instituições em 195 países. No Brasil, mais de 30 mil brasileiros foram selecionados.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor André Fernandes, também um dos ranqueados, contar com tantos nomes da Uniube no ranking faz com que o incentivo pela pesquisa dentro da Universidade cresça cada vez mais. "Para uma universidade como a Uniube, diferentemente de faculdades e centros universitários, a pesquisa tem fundamental importância para agregar valor aos alunos, tanto da graduação quanto da Pós-Graduação. A pesquisa na Universidade, portanto, é um grande diferencial, pois coloca o pesquisador e seus alunos a indagarem, questionarem, investigarem sobre determinado tema proposto, com a finalidade de solucionar problemas e encontrar uma resposta, dando retornos imediatos à sociedade. Mesmo sendo uma universidade privada, a Uniube sempre primou por incentivar seus docentes a desenvolver atividades de pesquisa e extensão, além das atividades rotineiras da graduação. Esse incentivo nos torna uma das mais longevas universidades do Brasil, que comemorará suas bodas de diamante em 2022", compartilha.

Ainda de acordo com o Pró-Reitor, há 24 anos a instituição incentiva os alunos e professores a desenvolverem pesquisas acadêmicas. "Desde 1997, temos o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC), com bolsas para os alunos de graduação de todas as áreas, com pagamentos de bolsas pela Uniube, pelo CNPq e pela Fapemig. Além deste incentivo aos alunos, temos o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa, o PAPE, que disponibiliza recursos para os docentes pesquisadores para o desenvolvimento dos seus projetos de pesquisa e inovação. Em cada semestre, são publicados editais de projetos, disponíveis a todos os docentes. É uma grande oportunidade para iniciar a carreira de pesquisador numa universidade de verdade", pontua.

Entre os destaques da Uniube, a professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Educação, Selva Guimarães, recebeu o título de "Best Scientist in University", sendo a professora da Uniube mais citada no Índice-H, indicativo que quantifica a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados. Para a pesquisadora, estar entre os ranqueados em destaque da Universidade é uma forma de sentir reconhecimento pelo trabalho desenvolvido há anos. "A pesquisa é a base do trabalho acadêmico, pois fomenta o ensino de qualidade, a integração e o diálogo de saberes com a comunidade. No Brasil, a Universidade é o lócus principal da pesquisa científica, da produção de conhecimentos, tecnologia e inovação. No meu caso, digo que sou uma professora/pesquisadora. Pesquiso para produzir e partilhar conhecimentos, seja com estudantes, com os colegas ou com a sociedade em geral. Esse é o meu papel social", comenta a pesquisadora.

A professora também ressalta a importância de ter na Universidade a Pós-Graduação stricto sensu, que fomenta e que incentiva a formação de novos pesquisadores. "Os Programas de Pós-Graduação (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado) têm se constituído como importantes centros de pesquisa na área de educação no contexto nacional. Parabenizo a Uniube por apoiar de forma irrestrita os programas e os pesquisadores", finaliza.