Professores da Uniube falam sobre os desafios da profissão com as novas formas de ensino | Acontece na Uniube

15 de outubro de 20

“Se você chegou aqui, sabe ler, escrever, graduou-se, é um doutor, você deve isso muito a um professor”, parafraseia o Pró-Reitor da Uniube, Marco Antônio Nogueira, ao homenagear os professores em vídeo.

Neste dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, a Uniube o(a) convida para conhecer a história de dois professores, ex-alunos da Instituição. Eles se dedicam, diariamente, à missão de transmitir conhecimento e formar mais que profissionais. Este ano, em especial, precisaram se adaptar aos novos formatos de ensino em meio a uma pandemia, reafirmando o papel importante que desempenham na sociedade.

Sérgio Antunes se graduou em Administração e, antes mesmo de concluir o curso, já tinha o interesse em se dedicar à docência. Mesmo após atingir esse objetivo, a busca pelo conhecimento não parou. Professor há 14 anos, Sérgio atualmente é graduado também em Ciências Contábeis e Gestão Financeira, além de ter MBA em Gestão Empresarial e ser mestre em Educação pela Universidade. “Em 2006, tive a honra de receber um convite do professor Marco Antônio Nogueira para ministrar uma aula como professor convidado no curso de Administração, na cidade de Guanhães (MG). Dali em diante, muitas outras oportunidades surgiram, até que em 2007 fui convidado para assumir algumas disciplinas dos cursos de Gestão da Universidade de Uberaba”, conta.

Ex-aluno da Instituição, ele reforça a satisfação em fazer parte da família Uniube. “Além de poder ter como companheiros de trabalho alguns de meus mestres, com os quais continuo aprendendo até hoje, a Instituição tem me proporcionado constante oportunidade de aprendizado e qualificação com suas oficinas e cursos de aperfeiçoamento. Assim, percebo que os conhecimentos adquiridos na Universidade de Uberaba desde o meu primeiro dia de aula se repetem até os dias de hoje”, continua.

Assim como Sérgio, o professor Alexandre Pedroza também começou na Instituição como aluno. A vontade de fazer parte da Uniube surgiu quando ainda estava no Ensino Médio. “Recebemos a visita em nossa sala de aula do atual Pró-Reitor da Universidade, com um convite para que pudéssemos conhecer os cursos ofertados pela Instituição, no entanto por trás desse convite conseguia sentir a preocupação e a responsabilidade dele de carregar nos ombros o futuro de todos aqueles jovens. As palavras marcantes, o carinho e o cuidado me mostraram qual seria a instituição que eu escolheria para alcançar meus sonhos”, compartilha.

Sempre apaixonado por números, Alexandre buscou o curso de Ciências Contábeis, reafirmando ainda mais a afinidade pela área. “Descobri uma paixão ainda maior, que seria o desafio de auxiliar meus colegas de turma a compreender esta complexa e fundamental ciência denominada Contabilidade. Como auxílio dos professores, coordenei monitorias e grupos de estudo e essa paixão, a cada dia, foi amadurecendo e uma nova realidade se apresentava para mim: a docência! Sinto-me privilegiado por poder compartilhar todo o conhecimento adquirido em toda a minha caminhada com nossos alunos”, complementa.

Em 2020, todos os professores do país depararam com um enorme desafio: ensinar por meio de novas ferramentas, com novas metodologias. “Esta caminhada ainda não acabou, a vida é um aprendizado contínuo, por isso precisamos estar atentos para entender qual é a lição que ela nos ensina hoje. Um novo normal se apresenta para todos nós e, com o apoio da tecnologia, podemos ofertar mais conhecimento por meio de múltiplas formas. Parabenizo a Uniube pela dedicação e respeito com seus professores, principalmente porque reconhece que usar recursos digitais não é garantia de aprendizagem. A tecnologia é mais uma ferramenta, que precisa do talento e compromisso do professor e do interesse e da motivação do aluno”, enaltece Alexandre.

Para Sérgio, o que torna esse desafio mais leve e prazeroso é poder contar com o apoio constante de toda a equipe pedagógica e de gestores. “A todos os professores que estão inseridos no processo de ensino-aprendizado, bem como àqueles que têm o desejo de praticar esta gratificante profissão, o recado que deixo é que estejam sempre de coração e mente abertos às mudanças para que consigam instigar os alunos a buscarem o conhecimento de forma espontânea e prazerosa”.

O Pró-Reitor, Marco Antônio Nogueira,finalizadestacando a importância deste profissional para a sociedade. “O professor é a pedra angular, é a base do aprendizado. E hoje, de um modo especial, aos nossos mais de 600 professores, que neste 2020 provaram a sua capacidade de superação e de criatividade, parabéns pelo seu dia, parabéns todos os dias. Vocês são o alicerce social e econômico desta nação. Um grande abraço. Sucesso!”.