Professora de Enfermagem defende dissertação de mestrado

28 de setembro de 16

A professora Luiza Elena Casaburi do curso de Enfermagem defendeu a sua dissertação de mestrado no último dia 09, pelo programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Luiza é enfermeira formada pela Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto e Enfermeira Especialista em Saúde do Adulto pelo programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

O título do seu trabalho de mestrado foi “Engajamento familiar no tratamento em saúde mental após o primeiro episódio psicótico. ” Segundo Luiza, o trabalho teve como objetivo descrever a experiência de familiares cuidadores de pacientes que passaram pelo primeiro episódio psicótico a fim de elucidar suas estratégias de cuidado e suas motivações para exercê-las. O resultado da pesquisa demonstrou que os cuidadores realizam um cuidado sistematizado quando observam as necessidades do paciente para então, assim, planejarem e efetuação do cuidado. Ou seja, é um cuidar qualificado e as motivações para permanecerem desempenhando este papel foram relacionadas ao amor, à obrigação parental e à esperança de que seus cuidados possam modificar o curso da patologia do paciente de maneira significativa.