Professora da Uniube participa de Congresso Nacional dos Conselhos de Enfermagem

03 de novembro de 21
1 / 2
2 / 2

A coordenadora da Especialização em Urgência e Emergência da Uniube, professora Marciana Moll, foi palestrante do 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O evento aconteceu no último mês e teve como foco debater sobre a Enfermagem Solidária, uma plataforma que contém enfermeiros especialistas em Saúde Mental à disposição, 24 horas por dia, para escuta e cuidado terapêutico aos colegas de profissão que atuam na linha de frente da pandemia da Covid-19.


A docente apresentou a contextualização teórica e a evolução da Enfermagem dentro das premissas da reforma psiquiátrica, com uma abordagem sobre o atendimento integral ao paciente. "Na iniciativa Enfermagem Solidária, fizemos a aplicabilidade das quatro etapas de atendimento. Primeiro a orientação com acolhimento, depois a identificação com uma escuta ativa e empática, passando pelo trabalho conjunto de profissional com usuário em encontrar alternativas para amenizar o sofrimento e, por fim, incentivar os pontos positivos, sem julgamento e com respeito", explica Marciana.


Foram palestrantes no evento a enfermeira, coordenadora da ação da plataforma, Dorisdaia Humerez; e as enfermeiras voluntárias do Enfermagem Solidária, Bruna Fernanda de Barros e Marciana. O debate foi mediado pela enfermeira, colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem, Josileide Aparecida Bezerra. "Nossa participação, como Universidade, em eventos como esse é muito importante, afinal a Uniube administra o Instituto Maria Modesto, um serviço de referência regional em atendimento psiquiátrico. Então, o encontro contribui para reforçar ainda mais o nosso compromisso com o cuidado de saúde mental humanizado", finaliza a professora.