Professora da Uniube escreve capítulo de livro sobre interdisciplinaridade no ensino da Publicidade
A professora do curso de Comunicação Social da Uniube, Karla Borges, é autora de um dos capítulos do livro “Vale o escrito”. Na obra, coordenada por Eduardo Dieb, 15 capítulos escritos por 19 profissionais explicam sobre o texto publicitário. O livro já se encontra disponível para vendas no site: Árvore Editora Digital.
O convite foi feito pelo próprio coordenador da obra, que explicou um pouco sobre o projeto. Para a professora, a Uniube foi selecionada por ter um curso de Publicidade e Propaganda. “Sinto-me honrada com a oportunidade de contribuir com a área de publicidade que é tão carente de publicações didáticas. Também vi com muita satisfação a oportunidade de divulgar, mais uma vez, o resultado da minha pesquisa de mestrado desenvolvida dentro da própria Uniube”, diz.
A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Vânia Oliveira Vieira e teve o tema: Representações Sociais de Práticas Pedagógicas em Projetos Interdisciplinares – Um Estudo de Caso no Curso de Publicidade e Propaganda da Uniube. “Na ocasião a pesquisa me mostrou que o Curso de Publicidade da Uniube era o único que trabalhava com interdisciplinaridade inserida no Projeto Pedagógico durante a formação do Perfil Final do aluno. Os demais cursos do país realizavam alguns projetos interdisciplinares. Diante disso quis investigar como a interdisciplinaridade contribuía com a formação desse futuro profissional”, explica.
Além dos alunos que estavam vivenciando o processo mostrado na pesquisa, a professora procurou também por egressos do curso que já estavam no mercado publicitário. “Ficou evidente que a visão de todo o processo da publicidade que os projetos interdisciplinares oferecem aos alunos é extremamente relevante para o seu bom desempenho como profissional. A proposta é que o aluno execute todo o processo de uma campanha publicitário que começa no Diagnóstico, passa pelo Planejamento e finaliza na criação”
No livro “Vale o Escrito”, a professora focou no ensino e na produção do texto publicitário como resultado de um processo interdisciplinar. “Em outras palavras. foi uma derivação da minha pesquisa de Mestrado que ainda rende frutos e confirma a relevância e a assertividade do Projeto Pedagógico da Publicidade e Propaganda da Uniube. Fiquei muito honrada com a publicação e com a oportunidade de levar o pioneirismo da Uniube na área de Publicidade. É o resultado do trabalho sério que desenvolvemos aqui”, finaliza a professora.
Karla de Almeida Borges é graduada em Comunicação Social, especialista em Linguística Textual e mestre em Educação. Atua como professora na Universidade de Uberaba desde 1997. Além disso, trabalha no mercado em assessorias de Comunicação e Relações Públicas, integrando equipes de Planejamento de Branding para a elaboração de textos de Campanhas Publicitárias.