Professor e alunos de Medicina da Uniube publicam livro digital sobre Medicina Esportiva | Acontece na Uniube

17 de maio de 23

O professor da Uniube, médico do esporte e ortopedista, José Martins, juntamente com o professor da Universidade Federal do Ceará, Octávio Barbosa Neto, e alunos do curso de Medicina da Uniube, publicaram um livro virtual sobre Medicina Esportiva. A obra tem como objetivo principal fornecer uma leitura atualizada e de fácil entendimento sobre diferentes temas relacionados à área. Além disso, também visa servir como referência teórica-científica a alunos e profissionais que atuam em segmentos ligados à Medicina Esportiva. O livro foi lançado no último mês e está disponível pelo link: LIVRO MEDICINA ESPORTIVA.

Foram mais de 55 alunos da Uniube que participaram como coautores de alguns capítulos do livro, devido à proximidade com a especialidade de Medicina Esportiva, ministrada aos discentes do sexto período. "As publicações científicas são essenciais para a boa formação do futuro médico e, além disso, conta pontos para a prova de Residência Médica. A Universidade de Uberaba, de uma forma geral, atua de forma direta como instrumento de incentivo para as publicações científicas dentro da comunidade acadêmica", pontua o médico José Martins.

Para o aluno do 7º período de Medicina da Uniube, Frederico Marques, a experiência com a publicação do livro foi incrível. "No início do período o professor havia entrado em contato comigo para ver se alguém da minha turma tinha interesse em participar desse projeto, e praticamente toda a turma 41 de aceitou o convite. Com a mudança do currículo, a nossa turma foi a primeira a ter aula de Medicina Esportiva no sexto período, e com isso, veio a oportunidade dessa escrita. Com certeza esse desafio de escrever o capítulo deixou tudo bem mais interessante, pois tivemos que relacionar alguma outra especialidade com a Medicina Esportiva durante a escrita, como Cardiologia, Endocrinologia, Pediatria, Ortopedia, Radiologia, Geriatria e outras", destaca o estudante.

"Para muitos foi a primeira publicação científica, para outros foi a primeira publicação de um capítulo de livro; com certeza foi muito enriquecedor para o conhecimento de todos. Agradeço, em nome da turma, a orientação do professor durante os quatro meses de escrita e as aulas de Medicina do Esporte no sexto período, foi uma experiência inesquecível", finaliza.